Candidato Mauro Mendes (DEM) liderou pesquisas de intenções de voto na eleição no Mato Grosso
Divulgação/DEM
Candidato Mauro Mendes (DEM) liderou pesquisas de intenções de voto na eleição no Mato Grosso

Mauro Mendes (DEM) é o novo governador do Mato Grosso. A informação foi matematicamente confirmada após a Justiça Eleitoral apurar 94,1% das urnas, no início da noite deste domingo (7). 

Acompanhe a apuração dos votos ao vivo aqui

Mais de 1,6 milhão de eleitores participaram da votação em todo o Estado neste domingo, número que equivale a 81% das mais de 2 milhões de pessoas que compõem o eleitorado mato grossense. Até as 20h30, Mendes contava 58,8% (787 mil de votos) dos mais de 1,3 milhão de votos válidos registrados na eleição no Mato Grosso .

Também foram contabilizados 19,5% de votos para o candidato Wellington Fagundes (PR), enquanto o candidato à reeleição, Pedro Taques (PSDB), foi escolhido por 18,8% do eleitorado mato grossense (252 mil votos votos).

O candidato Arthur Nogueira (Rede) somou 1,7% dos votos válidos e Moisés Franz (PSOL) obteve a preferência de 1,02% dos votos. Brancos e nulos somaram 18% (310 mil votos).

Leia também: Azambuja (PSDB) e Juiz Odilon (PDT) disputarão 2º turno no Mato Grosso do Sul

Os desafios para quem vencer a eleição no Mato Grosso

Falta de rede de esgoto é desafio para vencedor da eleição no Mato Grosso
Marcello Casal Jr / Arquivo Agência Brasil
Falta de rede de esgoto é desafio para vencedor da eleição no Mato Grosso

O Mato Grosso tem 3,4 milhões de habitantes, conforme estimativa do IBGE. O próximo governador terá como um de seus principais desafios o saneamento básico, visto que a área de esgoto no Estado atinge apenas 3 a cada 10 residências. 

A segurança pública também figura entre os assuntos prioritários para o próximo governador do Mato Grosso. O último Atlas da Violência mostra que a taxa de homícidios é de 35,7 a cada 100 mil habitantes, estando acima da média nacional de 30,5. 

Vencedor da eleição no Mato Grosso , Mauro Mendes tomará posse no Palácio Paiaguás no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!