Com 57,39% dos votos válidos, Carlesse (PHS) é reeleito governador de Tocantins

Resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral por volta das 18h45; Carlos Amastha (PSB), segundo colocado, obteve 31,19% dos votos válidos

Mauro Carlesse (PHS), vencedor da eleição em Tocantins
Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Mauro Carlesse (PHS), vencedor da eleição em Tocantins

O candidato Mauro Carlesse (PHS) venceu a eleição em Tocantins e foi reeleito governador do estado. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral por volta das 18h45 deste domingo (7) após apuração de 100% das urnas.

Leia também: Temos 22 anos de urnas eletrônicas sem fraude comprovada, diz Rosa Weber

Mais de 830 mil eleitores participaram da votação em todo o estado neste domingo, número que representa 83% das mais de 1 milhão de pessoas que compõem o eleitorado tocantinense. Carlesse obteve 57,39% (404.484 votos) dos mais de 700 mil votos válidos registrados na  eleição em Tocantins , enquanto o candidato Carlos Amashta (PSB) foi escolhido por 31,19% do eleitorado (219.842 votos).

Também foram contabilizados 6,68% dos votos para o candidato Marlon Reis (Rede). Brancos e nulos somaram 15,21%. Mais de 207 mil eleitores tocantinenses (19,98%) se abstiveram. 

Os desafios para o vencedor da eleição em Tocantins

Foto: Divulgação
Palácio do Araguaia será ocupado por vencedor da eleição em Tocantins

Tocantins tem 1,5 milhão de habitantes, conforme estimativa do IBGE. O novo governador,  Mauro Carlesse , terá como um de seus principais desafios reformular o sistema carcerário do estado, que, superlotado e em péssimas condições, nos últimos anos foi palco de lamentáveis episódios de violência, contabilizando mortes e motins.

Para tanto, será necessário retomar o crescimento econômico do estado, estagnado nos últimos anos. Entre os desequilíbrios estruturais, a situação da Previdência pública é uma das que requer mais atenção por parte do eleito.

Vencedor da eleição em Tocantins , Mauro Carlesse tomará posse no Palácio Araguaia, sede do poder no estado, no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.