Tamanho do texto

Senador de 68 anos filiado ao Democratas superou candidato apoiado pelo atual governador neste domingo; Daniel Vilela (MDB) teve 16% dos votos

 Senador Ronaldo Caiado (DEM) venceu eleição em Goiás e tomará posse como novo governador em janeiro
Geraldo Magela/Agência Senado - 9.8.16
Senador Ronaldo Caiado (DEM) venceu eleição em Goiás e tomará posse como novo governador em janeiro

O candidato Ronaldo Caiado (DEM) venceu a eleição em Goiás e será o novo governador do Estado. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral por volta das 19h deste domingo (7) após apuração de 77,91% das urnas. 

Mais de 2,7 milhões de eleitores participaram da votação em todo o Estado neste domingo, número que equivale a 79,8% das 4,45 milhões de pessoas que compõem o eleitorado goiano. Caiado obteve até agora 60% (1,46 milhões de votos) dos mais de 2,3 milhões de votos válidos registrados na eleição em Goiás, no primeiro turno.

Também foram contabilizados 16% de votos para Daniel Vilela; 13% para Zé Eliton; 8,8% para Kátia Maria e 0,91% para Weslei Garcia. Os Marcelo Lira e Alda Lucia também não alcançaram 1% dos votos válidos. Brancos e nulos somaram 16,36%.

A vitória de Ronaldo Caiado no primeiro turno era possibilidade previstas nas últimas pesquisas de intenção de votos no estado.

Os desafios para o vencedor da eleição em Goiás

Na eleição em Goiás, Ronaldo Caiado superou candidato apoiado pelo atual governador, Marconi Perillo (PSDB)
Twitter/Reprodução
Na eleição em Goiás, Ronaldo Caiado superou candidato apoiado pelo atual governador, Marconi Perillo (PSDB)

O próximo governador de Goiás terá como um de seus principais desafios a questão da segurança pública. Em 2018, o Atlas da Violência mostra que a taxa de homicídios entre jovens é de 96,4 a cada 100 mil no estado, que aparece como oitavo pior no quesito entre os estados brasileiros. Além disso, subiu para 20 o número de feminicídios em setembro, tendo um aumento de 15% nos sete primeiros meses de 2018. 

O saneamento básico e o abastecimento de água também são assuntos importantes para o próximo governador do estado. O abastecimento deixa de atender quase 15% das residências de Goiás e apenas 53% contam com rede de esgoto. 

Ronaldo Caiado, vencedor da disputa na e leição em Goiás , tomará posse no Palácio das Esmeraldas no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2021.