Sede da PGR (Procuradoria-Geral da República): Ministério Público é alvo de
Antonio Augusto/Secom/PGR - 21.6.2017
Sede da PGR (Procuradoria-Geral da República): Ministério Público é alvo de "tentativa de constrangimento", diz Lava Jato

A força-tarefa de procuradores que atuam na  Operação Lava Jato em Curitiba divulgou nota nesta quarta-feira (12) em resposta a ato de Luiz Fernando Bandeira de Mello, representante do Senado no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Bandeira de Mello enviou memorando ao órgão responsável por fiscalizar a ação dos procuradores cobrando investigação por suposta aceleração de denúncias com o "objetivo de ganhar os holofotes durante o período eleitoral". O conselheiro citou nesse documento ações movidas contra os candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) , e contra o ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), que foi alvo da 53ª fase da Lava Jato e preso nessa terça-feira (11) em operação do Ministério Público paranense.

Os procuradores que atuam em Curitiba classificaram o gesto de Bandeira de Mello como uma "mordaça" e "indevida tentativa de constranger o Ministério Público". 

"O tempo da investigação e o tempo da acusação independem do tempo da política. As ações finalísticas do  Ministério Público submetem-se apenas ao controle do Poder Judiciário, e não à atividade correicional, não tendo sido cumpridas quaisquer diligências que não tenham sido submetidas à autoridade judiciária competente", defendem-se os procuradores, rechaçando as suspeitas de que há intenção de intervir no processo eleitoral.

Conselheiro quer criar "imunidade temporal" a candidatos, diz Lava Jato

Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de procuradores que atuam na Operação Lava Jato
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 14.11.16
Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de procuradores que atuam na Operação Lava Jato

A força-tarefa de Curitiba também diz que Bandeira de Mello faz "suposições abstratas" e "infundadas" e tenta criar "imunidade temporal" para os políticos durante o período eleitoral. "O representante do Senado no CNMP , talvez desorientado pela prática costumeira do recesso branco do Congresso Nacional durante as campanhas eleitorais, parece querer estender essa nefasta prática para a Justiça, como se ela devesse dormitar e se omitir durante esse período, esquecendo-se de seus deveres constitucionais."

Leia também: Moro determina bloqueio de R$ 50 milhões de ex-chefe de gabinete de Beto Richa

"Fazer ou não fazer diligências, pedir ou não pedir medidas constritivas de direitos ou privativas de liberdade ou ainda fazer ou não acusações influenciam igualmente o processo eleitoral. [...] O representante do Senado parece preferir as omissões em investigações que a plena atividade do Ministério Público. Entretanto, a ideia de que é possível se omitir de suas responsabilidades não faz parte do caráter do Ministério Público", diz o texto.

"Assim como nenhum advogado pode ser impedido de exercer plenamente a defesa de direitos de seu constituinte, o Ministério Público deve exercer sua atribuição sem amarras ou medo, pois é advogado da sociedade brasileira", finalizam os procuradores da Lava Jato .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!