Todos os 12 candidatos ao governo de São Paulo confirmaram participação nas eleições 2018. O prazo para registrar as chapas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se encerrou nesta quarta-feira (15) e, a partir de amanhã (16), já é autorizado o início das campanhas com comícios, carros de som e propaganda eleitoral na internet.
A Justiça Eleitoral terá agora até o dia 17 de setembro para analisar a validade de todas as candidaturas. Sete dos 12 candidatos ao governo de São Paulo participam, já nessa quinta-feira (16), do primeiro debate entre os postulantes ao Palácio dos Bandeirantes. O evento será realizado pela Band e contará com a presença do candidato à reeleição, Márcio França (PSB), além de Rodrigo Tavares (PRTB), Paulo Skaf (MDB), Marcelo Cândido (PDT), João Doria (PSDB), Luiz Marinho (PT) e Lisete Arelaro (PSOL).
De acordo com pesquisa divulgada na semana passada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte)/MDA, Doria e Paulo Skaf estão tecnicamente empatados na liderança da disputa eleitoral paulista. O tucano aparece com 16,4% das intenções de voto, enquanto Skaf tem 16,2%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Aparece na terceira colocação o atual governador, Márcio França, com 5% das intenções de voto, seguido de perto pelo petista Luiz Marinho, que tem 4,8% da preferência dos eleitores paulistas.
Leia também: PT registra candidatura de Lula com ato político no TSE; Haddad é o vice
Conheça abaixo a relação completa dos candidatos ao governo de São Paulo:
- Edson Dorta (PCO) – Aos 46 anos, Edson Dorta é servidor público que trabalha nos Correios e foi diretor no sindicato que representa a categoria. Ele tem como candidata a vice-governadora Lilian Miranda, também do PCO.
- João Doria (PSDB) – Ex-prefeito de São Paulo (que deixou o cargo justamente para tentar chegar ao governo do Estado), Doria declarou patrimônio de R$ 189 milhões à Justiça Eleitoral e terá apoio de uma coligação formada por PSDB, DEM, PSD, PRB, PP e PTC. Seu vice é Rodrigo Garcia, do Democratas.
- Luiz Marinho (PT) – Ex-ministro do Trabalho no governo Lula, Luiz Marinho foi também prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos e é o atual presidente estadual do PT. Sua chapa tem o apoio do PCdoB e conta com Ana Bock (PT) como candidata a vice.
- Major Costa e Silva (DC) – Major do Exército, Costa e Silva tem 41 anos de idade e foi professor universitário. Ele terá como candidata a vice outra militar, a Cabo Fátima.
- Marcelo Candido (PDT) – Marcelo é ex-prefeito de Suzano, cidade da Grande São Paulo, e ex-deputado estadual. Sua candidata a vice é Gleides Sodré, também do PDT.
- Márcio França (PSB) – França assumiu o Palácio dos Bandeirantes após o então governador, Geraldo Alckmin (PSDB), deixar o cargo para disputar a Presidência da República. Sua chapa é formada por 15 partidos (PSB, PSC, PPS, PTB, PV, PR, Podemos, PMB, PHS, PPL, PRP, Patriotas, Pros, Solidariedade, Avante). Sua vice é a Coronel Eliane Nikoluk, do PR.
- Paulo Skaf (MDB) – Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Skaf vai para sua terceira disputa pelo governo paulista. Ele tem como candidata a vice-governadora a Tenente-Coronel Carla.
- Professor Claudio Fernando (PMN) – Aos 37 anos, Claudio é professor universitário e já ocupou cargos na administração pública de cidades da Baixada Santista. Sua chapa conta com o apoio da Rede Sustentabilidade, partido que cedeu a ele o vice, Roberto Campos.
- Professora Lisete Arelaro (PSOL) – Docente na USP, Lisete Arelaro tem 73 anos de idade e vai para sua primeira disputa eleitoral. Sua candidatura tem o apoio do PCB e a chapa conta com o Professor Maurício Costa como vice.
- Rodrigo Tavares (PRTB) – A candidatura do advogado Rodrigo Tavares, de 37 anos, tem o apoio do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro. Seu candidato a vice é Jairo Glikson.
- Rogério Chequer (Novo) – Chequer é um dos fundadores do Movimento Vem Pra Rua, um dos grupos que ganharam destaque nas manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff. Ele tem como vice Andrea Menezes, também do partido Novo.
- Toninho Ferreira (PSTU) – O advogado de 60 anos de idade já tentou por duas vezes se eleger prefeito de São José dos Campos, mas o máximo que já conseguiu em eleições foi ser suplente ao cargo de deputado federal, em 2014. Sua vice é Ariana Gonçalves.
Dos doze candidatos a governador de São Paulo, oito optaram por mulheres para o posto de vice.