O presidente licenciado da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) Paulo Skaf (MDB) e o ex-prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) estão empatados na disputa pelo governo do estado. A constatação é da mais recente pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgada nesta quarta-feira (8). Skaf e Doria pontuam, cada um, 16% nos levantamentos de intenção de voto.
Leia também: “Descompromisso de Doria impactará nas eleições estaduais”, diz Luiz Marinho
Embora tecnicamente empatados, o tucano ultrapassa o emedebista em 0,2%. A diferença, contudo, é desprezível, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos. Assim, Skaf e Doria estão virtualmente empatados.
Atrás dos líderes, surgem, também empatados, o atual governador do estado, Márcio França (PSB), e Luiz Marinho (PT), ambos com 5%. Lisete Arelaro, do PSOL, pontua 2,8%. Os outros postulantes não chegaram a alcançar 1% das intenções de voto.
A pesquisa da CNT/MDA ouviu 2.002 eleitores em 75 municípios situados em todas as regiões do estado de São Paulo. As entrevistas foram realizadas entre 2 e 5 de agosto, e o nível de confiança da pesquisa é de 95% - isto é, se fosse realizado novo levantamento nos mesmos moldes deste, a chance de os resultados se repetirem é de 95%.
Leia também: Investigado, Giannetti deixa o comando da campanha de Doria em São Paulo
O número de registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-05911/2018, e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), SP-04729/2018.
Já na disputa pelo Senado, a CNT/MDA aponta como líder o candidato Eduardo Suplicy (PT), com 24,2% das intenções. Marta Suplicy aparece em segundo lugar, mas a emedebista já anunciou que não disputará a vaga. Empatados em terceiro lugar surgem Mario Covas Neto (Podemos) e Major Olímpio, com 12% e 11%.
A pesquisa também simulou possíveis cenários de 2º turno na disputa pelo governo de São Paulo. Skaf e Doria seguem empatados também neste cenário, com leve vantagem de Skaf – 29,7% a 26,8%. Márcio França e Luiz Marinho perderiam tanto para Doria quanto para Skaf, com larga vantagem.
Leia também: Doria compra viela que havia anexado irregularmente em Campos do Jordão