Candidatos à Presidência que já foram oficializados: Bolsonaro, D'Ávila, Boulos, Meirelles, Vera Lúcia, Álvaro Dias e Ciro
iG Arte
Candidatos à Presidência que já foram oficializados: Bolsonaro, D'Ávila, Boulos, Meirelles, Vera Lúcia, Álvaro Dias e Ciro

Na reta final das convenções nacionais, que terminam no próximo domingo (5), sete nomes já foram oficialmente lançados pelos seus partidos como candidatos à Presidência da República para as eleições deste ano. Porém, nem todas essas chapas foram fechadas.

Além disso, neste fim de semana, cerca de oito nomes devem ser aprovados e oficializados pelos seus partidos. Entre eles, o PSDB e o PT, dois dos principais partidos brasileiros, devem lançar seus candidatos à Presidência – o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , que está preso em Curitiba.

O Psol e o PSTU são dois dos partidos que formalizaram tanto os candidatos a presidente como a vice, completando suas chapas. A Rede, o PSDB e o Pode também já escolheram seus nomes para os dois cargos, mas realizam convenção nacional apenas amanhã.

O Psol vai disputar a eleição presidencial com Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, em uma aliança com o PCB. Já o PSTU lançou uma chapa puro-sangue: Vera Lúcia e Hertz Dias. A Rede acertou uma coligação com o PV. A candidata Marina Silva terá como vice o ex-deputado Eduardo Jorge, que disputou a eleição presidencial de 2014.

Para compor a chapa de Alckmin , ainda pré-candidato do PSDB, foi escolhida a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS). De acordo com nota publicada no portal dos tucanos, o ex-governador paulista destacou a importância da presença feminina no cenário político nacional. " É a vice dos sonhos ", disse.

Enquanto isso, a definição da chapa do Pode tirou da disputa presidencial o economista Paulo Rabello de Castro (PSC), que já havia sido aprovado na convenção nacional, no último dia 20 de julho. Agora, a cúpula dos dois partidos fechou uma aliança, e Rabello será o candidato a vice do senador paranaense Álvaro Dias.

Entre os candidatos presidenciáveis que já foram oficializados, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), que ainda não tem seu nome de vice definido. Além dele, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles também já foi lançado como candidato em uma convenção do MDB, e não tem chapa formada. Após a convenção, Meirelles disse ter preferência por uma mulher na composição da sua chapa e a direção do partido  negocia com a senadora Marta Suplicy (MDB-SP).

Além disso, na última quarta-feira (1º), o PCdoB aprovou a candidatura de Manuela D'Ávila à Presidência da República, mas a deputada estadual gaúcha também é o nome desejado pelo PT para compor a chapa na corrida presidencial.

O PT se reunirá em São Paulo, neste sábado, e a tendência é que o partido formalize a candidatura de Lula – mesmo que ainda não esteja definido oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se ele pode ou não ser candidato, devido a sua prisão.

Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir se Lula poderá concorrer. O julgamento deverá ocorrer antes do dia 15 deste mês, prazo final para registrar as candidaturas no TSE.

A convenção do Novo, que deve formalizar a candidatura de João Amoêdo a presidente da República também está marcada para este sábado, quando o Patri se reúne amanhã e, segundo nota publicada no portal do partido, deve lançar o deputado federal Cabo Daciolo (RJ) como candidato às eleições 2018 .

Leia também: Pesquisa do Ibope aponta que maioria dos eleitores não tem interesse em eleições

No domingo, o PSB, o PRTB e o PPL realizam convenção nacional. Na ocasião, somente os dois últimos devem lançar seus candidatos à Presidência : Levy Fidelix e João Vicente Goulart.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!