Primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro, candidatos a presidente serão definidos nas próximas semanas
Jr./ ASICS/ TSE
Primeiro turno das eleições está marcado para 7 de outubro, candidatos a presidente serão definidos nas próximas semanas

Os partidos políticos darão início às convenções nacionais, nesta sexta-feira (20), quando devem decidir quais os nomes definitivos dos candidatos a presidente e vice nas eleições de outubro deste ano, lançados até o dia 5 de agosto. O cenário das coligações ainda permanece indefinido, mas isso precisa ser aprovado e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 15 de agosto.

Até agora, há 18 pré-candidatos, sendo que esse número já foi superior a 20, dado que alguns desistiram no meio do caminho e outros foram barrados pelos próprios partidos políticos. Com a realização das convenções nacionais, o total de candidatos a presidente pode ser ainda menor, pois alguns partidos – como DEM, Solidariedade e PCdoB – são provocados a desistir da própria candidatura para apoiarem chapas mais competitivas.

Cenário de candidatos a presidente é incerto

A indefinição encontrada até agora pode ser explicada por diversos fatores, segundo aponta o cientista político Leonardo Barreto à Agência Brasil. Para ele, o fato de o Palácio do Planalto não estar influenciando o processo eleitoral é um dos principais.

“Quando o Executivo está forte, tentando a reeleição ou trazer o sucessor, a tendência é que a coligação governista seja reproduzida, a oposição se organize e até surja a terceira via. Neste ano, o governo não tem um candidato forte nem colocou peso no candidato da oposição. Isso levou à pulverização de candidaturas”, defendeu.

Leia também: Rosa Weber rejeita pedido do MBL para declarar Lula inelegível

Mas, o cenário apresentado hoje conta com diversos candidatos possíveis – e nenhum que tenha empolgado nem se apresentado como favorito, o que acaba criando impasses para que as siglas se posicionem, afinal, todos querem apostar em alguém com chances de vitória, tendo papel claro de como poderão exercer poder no futuro governo.

Ainda de acordo com Barreto, com a realização das convenções nacionais , as articulações políticas para formação das alianças nacionais deverão se afunilar, com vantagem óbvia de partidos maiores que, claro, têm “mais meios de troca”.

Vale lembrar que as negociações levam em conta o tempo de televisão que pode ser agregado nas disputas estaduais, os recursos para financiamento das campanhas, as bancadas de deputados federais e estaduais e o total de prefeitos, que são cabos eleitorais decisivos nas eleições de 2018 .

Articulações dos partidos políticos

Para hoje, são esperadas reuniões de três partidos – o PDT, PSC e PCB. Em Brasília, o PDT e o PSC devem confirmar se lançarão Ciro Gomes e Paulo Rabello de Castro, respectivamente. Os dois pré-candidatos ainda não têm nomes para vice, o que também precisa ser apontado pelas siglas em breve. Já o PCB irá realizar encontro no Rio de Janeiro, mas já se sabe que não terá candidato próprio nas eleições de 2018.

Leia também: General nega que será vice de Bolsonaro: “Partido não tem interesse em vaga”

No sábado, por sua vez, será o dia do Psol, PMN e Avante realizarem suas convenções, sendo que os dois últimos tendem a não apresentar candidatos próprios. O Psol deve confirmar a chapa Guilherme Boulos e Sônia Guajajara.

E a agenda das convenções nacionais para escolha de candidatos a presidente continua no domingo (22), quando acontecem reunião do PSL no Rio de Janeiro – para debater o quase certo lançamento de Jair Bolsonaro, que ainda não encontrou vice e possíveis alianças.

 *Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!