PF deflagrou, nas primeiras horas desta sexta, a segunda fase da Operação Panatenaico, que apura corrupção no BRT
Wikimedia
PF deflagrou, nas primeiras horas desta sexta, a segunda fase da Operação Panatenaico, que apura corrupção no BRT

A Polícia Federal deflagrou, logo nas primeiras horas desta sexta-feira (11), a segunda fase da Operação Panatenaico. A ação investiga um esquema de fraude na licitação das obras do BRT Sul , no Distrito Federal. A suspeita é de que os contratos tenham sido superfaturados em R$ 208 milhões.

Leia também: Ex-governadores e vice viram réus em ação sobre estádio da Copa

Nesta fase da Operação Panatenaico não estão previstas prisões. Na primeira fase, deflagrada em maio do ano passado, foram denunciadas 12 pessoas, após investigações a respeito do desvio de dinheiro público na construção do Estádio Nacional Mané Garrincha. 

Os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR), inclusive, são réus em decorrência dessas apurações da primeira fase.

Já os mandados que são cumpridos hoje são, no total, 15. Todos de busca e apreensão e distribuídos por Brasília (13) e pelo estado de São Paulo (2) – um Ribeirão Preto e um na capital paulista. Agentes públicos e empresas estão na mira da operação.

Segundo a PF, fora constatado "o direcionamento e a fraude no processo licitatório" das obras do BRT Sul – que liga regiões de Santa Maria, Gama e Park Way ao centro de Brasília.

Você viu?

A corporação citou ainda auditorias do Tribunal de Contas do DF e da Controladoria-Geral do DF que apontaram um superfaturamento de R$ 208 milhões – o que representaria 25% do custo total da obra.

Leia também: Deputado que presidiu comissão do impeachment é suspeito por esquema no DF

Estão sendo investigados crimes de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, fraudes licitatórias e lavagem de dinheiro.

Informações das delações

Segundo os delatores ouvidos pela PF, a proposta de cobertura na licitação da obra foi bastante marcada por irregularidades. Delatores da Odebrecht mencionam o envolvimento de "outras empresas" e citam um encontro entre diretores dessas empresas, o então governador Arruda e o então secretário de Obras do DF, Márcio Machado.

Na época em que a delação foi feita e homologada, Machado disse que não poderia se pronunciar sobre a citação.

O nome da Operação Panatenaico é uma referência ao estádio da Grécia antiga, de mesmo nome, que sediou as competições anteriores à Olimpíada. Esse nome foi dado à operação por conta da insvestigação sobre o estádio Mané Garrincha.

Leia também: Ex-governadores de Brasília são presos por corrupção na Copa 2014

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!