O deputado afastado Paulo Maluf foi internado às pressas na madrugada desta quarta-feira (28), segundo advogado
Marcelo Camargo/ Agência Brasil 17.04.16
O deputado afastado Paulo Maluf foi internado às pressas na madrugada desta quarta-feira (28), segundo advogado

O deputado federal afastado Paulo Maluf (PP-SP) “teve uma complicação séria no seu quadro de saúde nesta madrugada e foi internado às pressas”, conforme informou o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. O parlamentar, que tem 86 anos, deu entrada em um hospital particular da Asa Sul, em Brasília, nos primeiros minutos desta quarta-feira (28).

Leia também: PGR defende manter prisão de Maluf e diz que recurso no STF é "protelatório"

De acordo com o Hospital Ortopédico e Medicina Especializada (Home), a internação de Maluf foi confirmada, mas o motivo pelo qual o deputado afastado teria ficado na unidade hospitalar não foi informado, bem como seu estado de saúde.

Segundo a defesa, o parlamentar ficará pelo menos três dias em observação. Kakay afirmou que o quadro de saúde de Maluf é “grave, com constante e diário comprometimento, inclusive com permanente risco de óbito”.

O advogado do ex-prefeito de São Paulo ressaltou que Maluf tem problemas cardíacos, ortopédicos, câncer de próstata e diabetes. A defesa já entrou com solicitação de prisão domiciliar de seu cliente ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando “questões humanitárias e riscos à saúde”.

Preso desde o dia 22 de dezembro no Complexo Penitenciário da Papuda, Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de prisão, determinados pelo ministro Edson Fachin, do STF, que fossem cumpridos imediatamente. O deputado afastado foi condenado por lavagem de dinheiro na época em que foi prefeito da cidade de São Paulo, entre 1993 e 1996.

Prisão domiciliar

A defesa tentou colocar o cliente em prisão domiciliar. Mas em 9 de março, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi negou o pedido. Antes o advogado do deputado já havia tido outras solicitações semelhantes rejeitadas pela Justiça.

Segundo Mussi, até o momento, as informações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal dão conta de que o parlamentar tinha recebido "assistência médica adequada" na prisão.

Em relação a solicitação de liberdade, o pedido foi feito antes, e negado em janeiro, pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, apresentado pela defesa do deputado. Na ocasião, Kakay argumentou no pedido que o sistema penitenciário "desumano e despreparado" não tem condições de dar segurança a Maluf.

Cassação do mandato

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reuniu na terça-feira (27) para  discutir os processos que pedem a cassação dos mandatos de Paulo Maluf (PP-SP), de Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) e de mais dois parlamentares por quebra de decoro parlamentar.

Paulo Maluf está afastado de seu mandato e é alvo de ação protocolada no conselho pela Rede Sustentabilidade.  A defesa informou que o processo ainda será analisado pelo plenário do STF e, portanto, não se pode falar em cassação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!