Como já era de se esperar, a cidade de Porto Alegre amanheceu sob protestos e manifestações promovidos por movimentos a favor e contrários à condenação do ex-presidente Lula – que será submetido a julgamento pelo caso do tríplex da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (24), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
Leia também: TRF-4 dá início ao julgamento de Lula no caso do tríplex; acompanhe ao vivo
Os atos tiveram início no último fim de semana, se intensificaram nesta terça-feira (23) e prometem ir até tarde hoje. A movimentação dos apoiadores do petista e dos que defendem a condenação do ex-presidente Lula , nesta quarta, teve início nas primeiras horas do dia.
Manifestantes apoiadores do ex-presidente passaram a noite em vigília no Anfiteatro Pôr do sol. Nesta manhã, passeatas causaram transtornos no trânsito da capital gaúcha, com bloqueios, desvios e alterações das rotas das linhas de ônibus.
Boneco inflável prisioneiro
Os manifestantes contrários ao ex-presidente ergueram um boneco inflável com a imagem de Lula com roupa de presidiário em uma balsa na orla do Guaíba, perto do Anfiteatro Pôr do Sol.
Pelo Twitter, a Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul informou que a embarcação foi abordada e foi determinado que ele fosse retirado.
Leia também: Julgamento pode impedir Lula de ser candidato? Entenda os possíveis cenários
De acordo com a Brigada Militar gaúcha, no entanto, a balsa que abriga o boneco inflável está fora do perímetro de segurança estabelecido para a operação.
Leia também: De investigação em SP a julgamento no TRF-4: entenda o caminho do caso tríplex
Lula vai a manifestação em São Paulo
Hoje, o petista – que estava em Porto Alegre nessa terça-feira (23) – deve participar de um ato na capital paulista, previsto para ter início às 17h, na Praça da República. O ato paulistano contrário à condenação do ex-presidente Lula deve ser apenas um dos que vão ocorrer em todo o Brasil nesta quarta-feira.
* Mais informações em instantes.