Gilmar Mendes vem debatendo sobre o combate às 'fake news' nas próximas eleições
Antonio Cruz/Agência Brasil - 24.3.2017
Gilmar Mendes vem debatendo sobre o combate às 'fake news' nas próximas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) criou um grupo especial para estudar e desenvolver pesquisas sobre a influência das redes digitais nas eleições do ano que vem e cogita crias um canal de denúncias para combater a propagação das chamadas "fake news".

Leia também: Futuro ministro de Temer, Marun pede indiciamento de Janot por três crimes

O termo " fake news ", popularizado pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a sua campanha presidencial no ano passado, se refere às notícias fictícias, fabricadas intencionalmente e muitas vezes divulgadas sob falsas fachadas de veículos reais.

Tais notícias são, muitas vezes, disseminadas na internet, principalmente em redes sociais e aplicativos de mensagens. 

Nos Estados Unidos, tais conteúdos foram pontuados como pivôs de polêmicas e de resultados nas urnas, nas eleições de outubro de 2016.

Outras ações que serão tomadas pelo TSE

A criação do canal de denúncias foi uma ideia levantada durante uma reunião feita nesta segunda-feira (11), no TSE. No encontro, firmou-se que a Corte irá ainda monitorar ações internacionais para aperfeiçoar o combate a esse tipo de situação.

Leia também: Temer nomeia ex-esposa de Gilmar para cargo de R$ 27 mil por mês em Itaipu

Ficou definido que, para a próxima reunião, marcada para o dia 15 de janeiro, o conselho vai discutir a legislação dos outros países para a propaganda eleitoral na internet, para inspirar ações que possam ser executadas ainda em 2018 no Brasil, ano que o país vai enfrentar uma eleição presidencial – a primeira pós-impeachment.

O grupo especial criado pelo tribunal reúne, além de membros do TSE, representantes dos Ministérios da Justiça e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da associação civil SaferNet.

Há meses o TSE, sob a então liderança do ministro Gilmar Mendes, vem debatendo sobre o combate às "fake news" nas próximas eleições. A entidade também anunciou que estuda uma parceria com o Exército para monitoramento da internet. Tal parceira, no entanto, ainda não está garantida pelo governo federal. 

Leia também: Ex-assessor de Cabral diz que ex-governador recebeu R$ 500 milhões em propina

* Com informações da Agência Ansa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!