Plenário da Câmara rejeitou proposta de reforma política que sugeria o
Antonio Augusto/Câmara dos Deputados - 2.8.17
Plenário da Câmara rejeitou proposta de reforma política que sugeria o "distritão" por 288 votos a 205

A Câmara dos Deputados retoma na tarde desta quarta-feira (20) a análise da proposta de reforma política que prevê o fim das coligações partidárias e cria uma cláusula de desempenho que pode reduzir o número de legendas. O projeto se tornou a única esperança dos parlamentares em promover alterações válidas já para as eleições de 2018, uma vez que a falta de acordo entre os deputados levou à rejeição da proposta conhecida pelo "distritão" na madrugada dessa terça-feira (19) .

O texto principal da PEC 282 (proposta de emenda constitucional), projeto de reforma política que prevê o fim das coligações, foi aprovado pelo plenário da Câmara no início deste mês, mas a análise dos destaques foi adiada algumas vezes  em nome das frustradas tratativas buscando acordo para aprovar o "distritão".

As alterações serão discutidas nesta quarta-feira e, embora as principais linhas do projeto já estejam traçadas, os destaques tem potencial para desfigurar completamente o projeto.

A proposta

A PEC 282 foi inicialmente apresentada por Aécio Neves (PSDB-MG) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES) no Senado. O texto impede a associação indiscriminada de partidos para formar coligações com o intuito de somar os tempos de propaganda na TV e no rádio. A proposta permite apenas a união de legendas com "afinidade ideológica", mas exige que esses partidos atuem juntos também após as eleições. 

O texto de Aécio e Ferraço, que na Câmara foi relatado pela também tucana deputada Shéridan (RR), cria ainda uma cláusula de desempenho eleitoral que impõe um percentual mínimo de candidatos eleitos para cada partido.

Com a cláusula, as legendas só terão acesso aos recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio caso atinjam esse mínimo exigido. Na prática, essa regra será capaz de extinguir uma série de partidos considerados 'nanicos', pois esses dependem vitalmente das verbas do fundo partidário. 

Leia também: STF decide hoje se suspende ou não denúncia contra Temer na Câmara

Corre-corre

Para influenciar na disputa eleitoral do ano que vem, o texto precisará ser aprovado por ao menos dois terços dos deputados (308 votos), em dois turnos, e receber o aval do Senado até o dia 7 do mês que vem. Como a PEC 282 já foi aprovada anteriormente pelo Senado, a tramitação do texto na Casa deve ser acelerada.

O próprio presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), cobrou nessa terça-feira que a Câmara acelerasse a tramitação do projeto para "pôr fim à farra das coligações partidárias". Já o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está temporariamente exercendo as funções de Michel Temer na Presidência da República, participou das tratativas para tentar viabilizar a aprovação de uma reforma.

O presidente em exercício da Câmara, deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG), afirmou nesta manhã que pretende colocar em votação todas as propostas de reforma política até essa quinta-feira (21). “Nós vamos exaurir até o último momento a reforma política, porque o prazo é urgente”, afirmou.

Leia também: Juiz ouve réus de ação sobre desvios na Caixa; Cunha quer acompanhar audiências

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!