Janot pede prisão de Joesley Batista, Ricardo Saud e Marcelo Miller

Pedido será analisado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na Corte

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão preventiva de Joesley Batista
Foto: Reprodução
Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão preventiva de Joesley Batista

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a prisão preventiva dos empresários Joesley Batista, dono da JBS, e Ricardo Saud, diretor da empresa frigorífica, além do ex-procurador Marcelo Miller. O pedido foi enviado ao Superior Tribunal Federal (STF) na noite desta sexta-feira (8) e será analisado pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato.

A informação é do jornal O Estado de S. Paulo , que afirma que Janot , que abriu um pedido de revogação do acordo dos delatores da JBS, pretende revogar o benefício de imunidade anteriormente concedido aos empresários.

Leia também: Ex-procurador, Marcelo Miller presta depoimento no Rio sobre delação da JBS

A investigação acontece por conta de um áudio anexado equivocadamente pela defesa dos delatores da empresa JBS em documentos enviados à PGR (Procuradoria-Geral da República), que revela que, antes mesmo de deixar o cargo, o ex-procurador Marcelo Miller atuava para garantir os interesses dos executivos.

Na gravação, os delatores fazem menção a informações passadas por Miller e evidenciam que estavam construindo uma proposta de acordo de delação premiada. 

Ainda segundo a reportagem do jornal, a possibilidade de pedir as prisões preventivas dos investigados já era estudada pelo procurador geral da República desde o início da semana. A gota d'água teria sido os depoimentos dados por Joesley e Saud na última quinta-feira, que não o convenceram.

No caso de Miller, que prestou depoimento nesta sexta-feira, a procuradoria acredita ter fatos suficientes para provar que o ex-procurador atuou em conluio com a JBS para que os empresários levassem vantagem ao fazerem suas delações. Ele poderia ser enquadrado nos crimes de obstrução de justiça e exploração de prestígio.

Esclarecimentos

De acordo com uma nota do Ministério Público Federal, alguns fatos sobre as delações e as gravações precisam ser esclarecidos ainda. Segundo o MPF, um dos áudios, aparentemente gravado em 17 de março deste ano, traz uma conversa entre os colaboradores Joesley Batista e Ricardo Saud e que, mesmo que partes do diálogo “tenham apenas elucubrações, sem qualquer respaldo fático, inclusive envolvendo o Supremo Tribunal Federal e a própria Procuradoria-Geral da República, há elementos que necessitam ser esclarecidos”, declarou.

Leia também: 'História de Palocci é contraditória e sem compromisso com a verdade', diz Lula

Por outro lado, a controladora da JBF afirma que “conforme declarou à própria PGR, em nota oficial, o diálogo em questão é composto de ‘meras elucubrações’ sem qualquer respaldo fático. Ou seja, apenas cogitações de hipóteses – não houve uma palavra sequer a comprometer autoridades”.

Ex-braço direito de Janot

O ex-procurador – que atuava como braço-direito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, até março deste ano, e participava do Grupo de Trabalho da Lava Jato – passou a trabalhar no escritório de advocacia que negociou os termos da leniência do grupo JBS com a Procuradoria-Geral da República. 

Leia também: Joesley paga ex-braço direito de Janot para conduzir sua delação premiada

A decisão de Marcelo Miller de deixar o MPF veio ao público no dia 6 de março, véspera da conversa entre Joesley e o presidente da República, Michel Temer (PMDB), gravada pelo empresário e utilizada na delação. Antes disso, era um dos mais duros procuradores do Grupo de Trabalho do Janot, um núcleo de procuradores especialistas em direito penal recrutado pelo procurador-geral em 2013 para atuar na Lava Jato.