Segundo pesquisa Vox Populi/CUT, ex-presidente Lula venceria eleição em todos os cenários simulados
Reprodução/Facebook
Segundo pesquisa Vox Populi/CUT, ex-presidente Lula venceria eleição em todos os cenários simulados

Pesquisa feita pelo instituto Vox Populi a pedido da CUT (Central Única dos Trabalhadores) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito na eleição presidencial do ano que vem em todos os cenários pesquisados. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (18).

Leia também: Temer diz que não fará 'acordão' com Lula e FHC para barrar a Lava Jato

Na simulação de primeiro turno entre Lula e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o petista teria 44% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), segundo o Vox Populi , enquanto o tucano possui 9%. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem a preferência de 11% dos eleitores. Marina Silva (Rede) tem 10% de intenções de voto, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 4%. Na pesquisa anterior, feita em dezembro, Lula tinha 37% das intenções de voto, seguido por Aécio (13%), Marina (10%), Bolsonaro (7%) e Ciro (4%).

O segundo cenário simulado é de um primeiro turno com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), concorrendo no lugar de Aécio. Com esse panorama, o petista teria 45% dos votos válidos, enquanto o tucano seria escolhido por 6% dos eleitores. Já Bolsonaro tem a preferência de 12% dos participantes, enquanto Marina tem 11% e Ciro, 4%. Em dezembro, os percentuais eram os seguintes: Lula : 38%; Alckmin: 10%; Marina: 12%; Bolsonaro: 7%; e Ciro: 5%.







Leia também: Lula pode se tornar inelegível antes do pleito presidencial em 2018

O último cenário de primeiro turno é com o prefeito de São Paulo, João Doria , concorrendo pelo PSDB. Nessa simulação, Lula lidera com 45% das intenções de voto, seguido por Marina e Bolsonaro, cada um com 11%. O tucano foi citado por 5% dos participantes. Não há comparação com dezembro porque, na ocasião, essa simulação não foi feita.

Segundo turno

De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, Lula também iria vencer todos os rivais no segundo turno. Contra Aécio , o ex-presidente teria 50% dos votos, contra 17% do tucano. Na disputa com Alckmin , o petista teria 51% dos sufrágios, enquanto o governador paulista teria os mesmos 17%.

Contra Marina, o levantamento mostra que a vitória de Lula seria por 49% a 19%. Por fim, em um eventual segundo turno contra João Doria, o petista teria 53% dos votos, contra 16% do prefeito de São Paulo.

Leia também: Marcelo Odebrecht confirma que Lula é o "amigo" citado em planilhas

De acordo com o instituto Vox Populi, a pesquisa foi feita entre os dias 6 e 10 de abril e 2000 pessoas foram ouvidas em 118 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!