José Serra apresentou carta ao presidente Michel Temer nesta quarta-feira (22); ele alegou problemas de saúde
Wilson Dias/Agência Brasil - 17.8.2016
José Serra apresentou carta ao presidente Michel Temer nesta quarta-feira (22); ele alegou problemas de saúde

O ex-ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), já reassumiu seu mandato de senador. Em ofício encaminhado nesta quinta-feira (23) à Mesa Diretora do Senado, Serra comunicou seu retorno às atividades na Casa e seu nome já foi, inclusive, reincluído no painel eletrônico do plenário.

José Serra pediu sua exoneração do cargo de ministro na quarta-feira (21) , alegando problemas de saúde. Ele estava à frente do Itamaraty desde o início do governo de Michel Temer, em setembro do ano passado.

A saída do governo foi considerada uma “surpresa” pelos colegas senadores, inclusive os do próprio partido. O líder do PSDB, senador Paulo Bauer (SC), disse que a decisão de Serra “surpreendeu a todos”, e que ele vinha “realizando um trabalho exemplar” à frente do MRE. “Mas as razões expostas pelo agora ex-ministro são suficientes para justificar a tomada da decisão”, afirmou o líder tucano em nota à imprensa.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Edison Lobão (PMDB-MA), também comentou a volta de Serra ao Senado. Para ele, o tucano “é um político e um administrador de grande porte” e suas razões para deixar o governo devem ser levadas em consideração.

LEIA MAIS: José Serra confirma que a Venezuela será suspensa do Mercosul

Lobão citou alguns dos cargos de relevância ocupados por Serra, como a prefeitura e o governo de São Paulo, além do Ministério da Saúde, e lembrou que já apresentou no Senado “projetos de grande densidade”, que ainda estão sendo examinados nas comissões.

Durante o período em que ficou fora do Senado, a cadeira de Serra foi ocupada pelo primeiro suplente, José Aníbal.

Na carta de demissão do ministério enviada a Michel Temer, o tucano afirmou que “no Congresso, honrarei meu mandato de senador trabalhando pela aprovação de projetos que visem à recuperação da economia, ao desenvolvimento social e à consolidação democrática do Brasil ”.

No documento, entretanto, ele não informa se retornará imediatamente ao Senado ou se também se manterá licenciado.

LEIA MAIS: Reprovação de Temer e chances de Lula se reeleger em 2018 crescem; veja

Outros cargos

Durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1995 a 2002, José Serra ocupou os cargos de ministro do Planejamento e da Saúde. Em 2004, foi eleito prefeito de São Paulo, mandato que abandonou em 2006 para se candidatar, no mesmo ano, a governador do Estado, cargo para o qual foi eleito em primeiro turno. Em 2010, renunciou ao governo paulista para se candidatar a presidente, tendo sido derrotado pela petista Dilma Rousseff.

* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!