Edson Ribeiro é suspeito de ter matado duas jovens em Glória de Goitá
Reprodução/Polícia Civil
Edson Ribeiro é suspeito de ter matado duas jovens em Glória de Goitá

Edson Cândido Ribeiro, apontado como autor dos assassinatos de duas jovens no início da última semana, foi preso nesta segunda-feira, oito dias depois do início das buscas pelo foragido, em Glória de Goitá, onde os crimes ocorreram. A polícia encontrou o homem na casa de parentes e ele não teria resistido a prisão.

Mais cedo, ainda nesta segunda-feira, o advogado Rafael Torres disse, em entrevista à TV Globo, que Edson pretendia se entregar.

Uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil foi montada na segunda-feira passada para tentar capturar Edson Ribeiro. As buscas pelo criminoso, que já havia sido condenado na Justiça por estupro, arrastaram-se por oito dias, um período no qual o município de Glória de Goitá, com seus 29 mil moradores, viveu momentos de tensão. Enquanto helicópteros das forças policiais tentavam encontrar o foragido, moradores trancaram suas casas e as mulheres evitaram deixar suas residências.

Os crimes

Na segunda-feira, Jailma deixou sua casa Sítio Cueiras, na zona rural de Glória de Goitá, por volta das 7h30, para levar o café da manhã à mãe e ao irmão, que trabalhavam na agricultura. Abordada pelo criminoso no caminho, ela nunca chegou a completar o trajeto de cerca de 700 metros. O corpo, com marcas de ferimentos de arma branca, foi encontrado horas depois em um matagal pelo irmão, que estranhou a demora de Jailma e foi em sua procura.
Moradores da região relataram à polícia que o mesmo homem teria tentado violentar outras duas mulheres horas antes, ainda durante a madrugada.

No dia seguinte, o corpo de Kauany Mayara Marques da Silva, de 18 anos, foi encontrado dentro de um bueiro, próximo a um matagal no centro de Glória do Goitá, após um forte cheiro chamar a atenção de pessoas que passavam pela área. Ela havia desaparecido no sábado e seu corpo já estava em avançado estado de decomposição.

Edson Ribeiro tem pelo menos duas passagens pelo sistema penal. Em setembro de 2013 ele foi preso após estuprar uma mulher e tentar roubar sua casa no município de Pombos, há cerca de 30 quilômetros de Glória do Goitá.

Segundo os autos do processo, os quais O GLOBO teve acesso, Ribeiro abordou uma mulher enquanto ela trabalhava sozinha em um terreno nas proximidades do Sítio Sapucaia. Munido de um revólver, ele a forçou a ir em direção a um matagal e a estuprou. Ribeiro teria ameaçado a mulher antes de retornar com ela para a casa, onde pretendia roubar os seus familiares. No entanto, enquanto iniciava sua fuga, foi surpreendido por policiais. Preso preventivamente, ele foi condenado em 2014 a 13 anos de reclusão.

Questionado durante o processo, Ribeiro afirmou já ter trabalhado com agricultura e a ter estudado apenas até o primeiro ano do ensino médio. Ele também disse manter união estável e ser pai.

Ele também foi condenado em outro processo, relativo a um assalto com arma de fogo, realizado contra um mototaxista, em Vitória de Santo Antão, a 20 quilômetros de Glória de Goitá. O crime ocorreu no dia 26 de dezembro de 2008 e Ribeiro contava com o apoio de um menor de idade no assalto. Na ocasião, ele chegou a sacar a arma contra um policial, que reagiu e disparou primeiro. Ribeiro foi acertado por uma bala nas nádegas.
Por esse episódio, Ribeiro acabou condenado em 2009 a 9 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de corrupção de menores e roubo mediante grave ameaça, com o emprego de arma de fogo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!