Um caminhão da Comlurb que fazia coleta de lixo na Rua Falcão Padilha, na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, foi alvejado por dois tiros, na manhã desta sexta-feira, durante uma operação da Polícia Militar na comunidade. De acordo com a companhia, nenhum funcionário ficou ferido, mas foi preciso suspender temporariamente os serviços e providenciar o retorno dos garis a um local seguro.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram que o veículo foi atingido por pelo menos dois disparos, que entraram pelo para-brisa dianteiro e atravessaram a cabine, saindo pelo vidro traseiro. Em um vídeo, garis conversam no entorno do caminhão, enquanto mostram o estrago. "Foi para matar mesmo, pela altura", diz um deles, referindo-se ao ponto por onde passou a bala, muito próximo da posição do motorista.
A PM realiza uma operação na região desde o início do dia. Segundo a corporação, o objetivo principal da incursão é retirar barricadas que impedem a livre circulação de veículos pela Vila Aliança. Moradores relatam que houve confronto por diversas vezes ao longo da manhã e da tarde.
"A Vila Aliança virou um campo de guerra", postou um internauta no Twitter. "Que Deus proteja os moradores da Vila Aliança e de Senador Camará", pediu outro. "A favela está toda fechada, parecendo cidade fantasma, Jesus", lamentou um terceiro usuário da rede social, onde a expressão "Vila Aliança pede paz" também foi muito compartilhada.
Leia Também
A operação na comunidade, de acordo com a Polícia Militar, conta com diversas unidades da corporação. Estão na região homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Ações com Cães (BAC). Além disso, agentes do 14º BPM (Bangu) também agem no entorno da Vila Aliança, impedindo, por exemplo, o fechamento de vias.
O Viaduto de Bangu, um importante ponto de fluxo no bairro, chegou a ser fechado depois que barricadas de pneus foram incendiadas. Segundo a PM, a ação foi "ordenada pelo tráfico de drogas que atua na Vila Aliança".
"Criminosos insistem em fechar vias ateando fogo em barricadas em Bangu, na Zona Oeste, mas policiais militares do 14º BPM que estão no cerco da operação permanecem atuando e liberando as vias imediatamente", afirmou a corporação, pelo Twitter, pouco depois das 15h.
Conforme o divulgado pela PM, a incursão resultou na retirada de barricadas no interior da comunidade e na apreensão de "farta quantidade de drogas", ainda não contabilizada. Até o momento, não há confirmação sobre presos ou feridos.