Esquema de exploração ilegal de madeira é desmontado pela PF

Atividade ilegal era realizada em área de preservação no norte de Rondônia; Operação Bertholletia fez 8 presos e cumpriu mandados de busca e apreensão em madeireiras na região

Operação Bertholletia, da PF, em Rondônia
Foto: Divulgação/PF
Operação Bertholletia, da PF, em Rondônia


Como parte da  Operação Bertholletia, a Polícia Federal (PF) cumpriu hoje, 17, oito mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em madeireiras instaladas ilegalmente na área de preservação da Floresta Nacional do Jacundá, no extremo norte de Rondônia.

A ação faz parte da Operação Verde Brasil 2 e tem como objetivo prender e desarticular uma quadrilha dedicada à exploração ilegal de madeira. A operação teve apoio de agentes do Exército Brasileiro, do  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Polícia Militar Ambiental.

Acusação

Os presos serão acusados de participação em organização criminosa, extração ilegal e furto de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais. Eles foram levados para Porto Velho e serão ouvidos na sede da Polícia Federal.