Áudios gravados de dentro de penitenciárias anunciaram controle do Comando Vermelho
Luiz Silveira/Agência CNJ - 30.5.17
Áudios gravados de dentro de penitenciárias anunciaram controle do Comando Vermelho

O Comando Vermelho , facção criminosa do Rio de Janeiro, tomou o controle de Manaus em meio a uma sangrenta onda de assassinatos na capital amazonense. O anúncio foi feito por meio de um áudio que começou a circular na segunda-feira (10) no qual a voz do arquivo diz que "vermelhou". A informação é do jornal Folha de S. Paulo .

Palco de vários confrontos entre facções, o município era controlada pela Família do Norte (FDN) desde 2017, organização que aliada ao Comando Vermelho. Em janeiro deste ano, no entanto, a FDN perdeu o controle da cidade, que registrou no mês 106 assassinatos. O número é 54% maior do que as mortes registradas no mesmo período do ano passado.

Leia também: Polícia prende quadrilha especializada em 'saidinha de banco'

Nos presídios de Manaus, onde ocorreram dois grandes massacres em três anos, houve conversões em massa da FDN para o CV nos últimos dias. Na UPP (Unidade Prisional do Puraquequara), um "batidão de grades" anunciou a tomada de controle da facção de origem carioca.

Já no Compaj (Complexo Penitenciário Anísio Jobim), um preso foi morto na segunda-feira (10). Nesse dia, áudio de um detento alertando para uma possível invasão policial mobilizou dezenas de parentes para a entrada do presídio. Segundo o governo, o que houve foi apenas uma inspeção de rotina.

Leia também: Rio: Professor de jiu-jítsu morto perguntou de filho e orou pela vida após tiro

Em resposta à violência na capital, o governo do Amazonas instaurou um gabinete de crise e aumento o policiamento nas ruas. O discurso oficial é de que a briga entre as facções é decorrência do aumento das apreensões de drogas pela polícia estadual.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!