Jovens foram mortos após tumulto em baile funk de Paraisópolis
Baile do 17 / Facebook / Arquivo
Jovens foram mortos após tumulto em baile funk de Paraisópolis


Um novo vídeo compartilhado por moradores de Paraisópolis, onde nove pessoas morreram após ação policial mostra um oficial da Polícia Militar agredindo jovens que passavam correndo, aparentemente fugindo após a confusão causada com a chegada dos policiais.

Os vídeos foram compartilhados na manhã desta terça-feira (3) por moradores da comunidade. Outros vídeos que circulam pelas redes sociais de moradores também mostram policiais com aparência similar na região, um indício de que o vídeo foi de fato filmado durante a ação policial da madrugada de domingo.

Leia também: Depoimentos de policiais que participaram de ação em Paraisópolis divergem


Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que a atuação da Polícia Militar de São Paulo não terá alterações após as mortes de 9 jovens na comunidade.

"A PM segue rigorosamente todos os protocolos. Isso não significa que seja infalível. Determinei que a apuração seja rigorosa e plena. Mas a política de segurança pública não vai mudar. As ações em Paraisópolis, bem como outras comunidades do estado, sejam por obediência à lei do silêncio, busca e apreensão de drogas, ou roubo de bens, vão continuar. A existência de um fato não inibirá as ações de segurança no estado de São Paulo", afirmou Doria.

Leia também: Policiais que participaram de ação em Paraisópolis são afastados

No vídeo, um policial aparece na saída de um dos becos de Paraisópolis com uma espécie de cassetete. Conforme os jovens vão passando correndo, o policial os atinge com o cassetete. Além disso, também são ouvidos xingamentos por parte dos oficiais.

Para o general João Camilo Pires de Campos, secretário de Segurança Pública do estado de SP, o inquérito deve investigar quem eram os organizadores do evento e também os motociclistas que, segundo a PM, iniciaram o tumulto ao atirar contra policiais que monitoravam os arredores do baile funk .

A versão de policiais, no entanto, divergem com a de jovens que foram para o baile. Segundo a PM, os policiais perseguiram dois suspeitos em uma moto por 400 metros. Os homens entraram no baile e atiraram nos policiais.

Leia também: Mãe de vítima de Paraisópolis acha que filho não foi pisoteado: "foi chacina"

Testemunhas, no entanto, afirmam que a polícia já chegou ao baile com uma abordagem violenta e o público teria revidado, gerando tumulto, com uso de bombas de gás e balas de borracha. Com a confusão, os frequentadores foram encurralados em becos, onde nove pessoas morreram.

Segundo os presentes, a polícia teria fechado as principais via de acesso e saída da festa e agredido presentes. O policial que aparece no vídeo ainda não foi identificado pela Corregedoria da PM.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!