O 2º Batalhão de Choque tem como sua principal função atuar no Controle de Distúrbios Civis em shows, eventos esportivos e culturais em todo o território do Estado de São Paulo. Mas a essência de qualquer Policial é o combate ao crime, e a criminalidade paga caro quando esses PMs estão nas ruas.
Leia também: COE dá dupla lição ao crime: dureza no combate e integridade na ação
Na tarde da última terça-feira (8), uma equipe do 2º Batalhão de Choque , comandada pelo Tenente Bazella, fazia um patrulhamento tático pela zona sul da capital, quando entrou por uma rua da favela Americanópolis e dois suspeitos saíram correndo.
"Essa local é conhecido pelo movimento do tráfico de drogas. Ali tem muito baile funk, o que propicia a venda de droga, um local pensado pelo crime por ter várias rotas de fuga. O que ajudou a nossa ação foi o fator surpresa, entramos na rua e eles não tiveram tempo de fuga", conta o Tenente Bazella.
Assim que a viatura com os quatro PMs entrou pela avenida, dois traficantes correram. "Eles estavam em frente a um portão e entraram ali. Nós desembarcamos rapidamente e conseguimos fazer a prisão", segue o Tenente.
Leia também: Motorista bêbado atropela três policiais do GATE na Dutra; um agente morreu
De acordo com o Policial, atrás desse grande portão tinha um corredor que levava para algumas casas, onde os traficantes poderiam tentar se esconder. "Começamos a perguntar por que eles tinham corrido e assim que fizemos a revista em um dos suspeitos, nós encontramos um papel que estava toda a contabilidade dos traficantes, preço, movimento, quanto tinham vendido e muito mais. Então, nós já percebemos o crime que estava acontecendo ali", diz o PM .
Um dos homens detidos acabou confessando que eles faziam o tráfico de drogas na região e apontou um sofá que era usado como "baú do tráfico". "Nos fomos checar e encontramos grande quantidade de drogas, além de material para embalagem, pesagem e mistura dos entorpecentes", afirma o Tenente Bazella.
Leia também: GATE demonstra profissionalismo e cautela para evitar tragédia no interior de SP
Os dois traficantes foram encaminhados para o 80° Distrito Policial e acabaram confessando o crime de tráfico de drogas.
Com eles, os PMs do 2º Batalhão de Choque apreenderam: 453 papelotes de maconha e mais um tijolo de 702g, 78 pinos de cocaína e um saco com 286g, 310g de crack, 19.000 eppendorfs vazios e 13.000 frascos para armazenamento de lança-perfume, junto com oito garrafas do mesmo produto. Foram encontrados ainda: duas balanças de precisão, um tubo para mistura de substâncias e cinco máquinas seladoras de plástico.