Comandos e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de São Paulo conseguiu, em operação conjunta com a Polícia Federal, localizar e prender um criminoso investigado por tráfico internacional de drogas que estava foragido da Justiça há quatro anos.

A ofensiva das equipes do COE e PF se deu nessa quarta-feira (10) em Capivari, no interior paulista, após investigações da inteligência apontarem endereço ligado a Dirnei de Jesus Ramos.

O criminoso procurado é associado a facções com atuação internacional e também é reconhecido por prestar apoio à construção de túneis para assaltos a bancos e também de bunkers para o esconderijo de armas e drogas. Essa informação seria valiosa para o êxito da operação, horas mais tarde.

undefined
Divulgação/COE-PMSP

COE descobriu túnel secreto em fazenda de criminoso foragido da PF

De acordo com o 1º Tenente do COE, que comandou as patrulhas desta força de elite da PM paulista nesta operação, as equipes se aproximaram da fazenda do criminoso, localizada na Estrada do Mombuca, por meio de incursão pela mata, uma das especialidades desta Tropa, conhecida como "Fantasmas Verdes". 

O Tenente explicou que o COE foi acionado para prestar apoio à PF justamente pelo profundo conhecimento que possuem em patrulhamento de alto risco em áreas de mata,  de difícil acesso e navegação

Leia também: COE, tropa de elite da PMSP, faz demonstração de força contra o crime

Os PMs do COE estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da fazenda, enquanto equipes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal adentraram na residência para realizar buscas. No local estavam alguns familiares do alvo da operação, mas o próprio não foi localizado. 

O GPI não se deu por vencido. Ao revistar o local novamente, uma gaveta mal fechada no closet do quarto principal da casa chamou a atenção. Embaixo dela, foi descoberta a existência de um túnel de 50 metros de extensão que desembocava nos fundos da fazenda. Foi por ali que Dirnei escapou. Só que não.

No mesmo momento que os Federais encontraram o túnel, os Operadores do COE que faziam a segurança do perímetro avistaram o fugitivo "brotando" num campo aberto e correndo para dentro de uma enorme plantação de cana para se esconder. 

"Estava chovendo quando vimos nosso alvo, usando apenas camiseta e calças jeans, correndo para um canavial com extensão de três campos de futebol. Caso Dirnei conseguisse atravessar duas partes abertas no canavial, ele teria acesso a uma área ainda maior e talvez conseguiria escapar", relatou o Tenente.

O criminoso, no entanto, não tinha como passar por essas áreas abertas pois os Policiais contavam com o apoio do helicóptero Águia. As estradas locais estvam bloqueadas por viaturas de Força Tática, impedindo a fuga por caro. Dirnei optou então por ficar deitado , escondido sob as folhas dos pés de cana. Esse é o cenário perfeito para o COE atuar.

O Tenente posicionou seus Operadores, e empregando diferentes técnicas de conduta de patrulha, iniciaram a varredura do canavial.  Aapós duas horas, o criminoso foi encontrado e preso.

Ao todo, a operação mobilizou oito Operadores do COE , 11 Policiais Federais do GPI, um helicóptero GRPae da PMESP e agentes da Delegacia da Polícia Federal de Piracicaba – para onde o criminoso foi encaminhado.

Leia também: COE: Livro de arte mostra as missões da tropa de elite da Polícia Militar de SP

Veja mais imagens desta operação do COE em apoio à Polícia Federal:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!