Surpreender criminosos e encontrar os esconderijos dos traficantes de drogas. A missão do Canil da PM é minar as forças dos bandidos que tentam dominar as comunidades na capital paulista.

Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP

Canil da PM apreende mais de 50 quilos de drogas em duas ocorrência em São Paulo
divulgação/canil da PM
Canil da PM apreende mais de 50 quilos de drogas em duas ocorrência em São Paulo

Nesta semana, o Portal iG já narrou várias ocorrências com apreensão de drogas, mas essa que o Sargento Felipe do Canil da PM vai nos contar tem um diferencial, a agilidade dos Policiais e cães.

A missão pode até parecer simples: entrar na favela, encontrar drogas e traficantes e ir embora. Mas esses três passos são muito complexos e colocam em risco a vida dos Policiais e moradores.

"Nós montamos uma operação do Canil com 14 PMs e quatro cães. Tudo é baseado em informações que colhemos antes de fazer a incursão. Nós pegamos dicas com os Policiais da área e com equipes da Civil que já tinham feito uma apreensão na região nos últimos dias", diz o Sargento Felipe.

As equipes chegaram na comunidade da guarapa por volta de 10h da manhã dessa quarta-feira (25). "Entramos na favela e começamos a passar os cães farejadores. Não demorou nem 20 minutos e o cão Thor indicou a presença de drogas em uma casa", revela o Sargento Felipe.

Leia também: Chefe do tráfico em São Paulo acorda com 'visita surpresa' do Canil da PM

Os Policiais bateram na porta e um homem apareceu. "A gente fez uma conversa rápida e ele acabou permitindo a nossa entrada. Foi só entrar e o Thor já apontou para a presença de drogas sob a escada. O traficante assumiu que fazia o movimento e acabou detido. Ele morava com a mulher e dois filhos", conta o Sargento .

Assim que deixaram a casa desse primeiro criminoso, o cão Thor deu mais um indicativo de presença de drogas em outra residência próxima.  "Esse segundo local estava desabitado. Nessa residência, a gente encontrou 47,630kg de maconha, material de monitoramento de câmeras e balanças do tráfico. Tinha droga dentro armário e também no forro de um sofá", finaliza o Policial.

Ao todo, os PMs apreenderam aproximadamente 54 quilos de entorpecentes na comunidade. A droga e o traficante foram levados para o 64º Distrito Policial . Ocorrência de sucesso finalizada em apenas uma hora.

Quais são as raças de cães que o Canil da PM usa?

Droga apreendida pelo Canil da PM com as cadelas Debby e Dara
divulgação/canil da PM
Droga apreendida pelo Canil da PM com as cadelas Debby e Dara

São seis raças: Pastor Alemão, Pastor Holandês, Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Bloodhound e Labrador. As missões de cada raça são divididas de acordo com suas habilidades específicas, como: faro, resistência, inteligência, agressividade, etc...

Leia também: Com novo fardamento, Polícia Militar Ambiental celebra 2017 histórico

Um Labrador, por exemplo, não é indicado para fazer policiamento ostensivo, porque geralmente não possui a agressividade necessária. Normalmente, o Labrador é usado para farejar entorpecentes e explosivos. Já o Pastor Belga Malinois é utilizado pelo Canil da PM para policiamento e também faro. O Bloodhound tem aptidão para busca de pessoas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!