Os Policiais Militares do COE (Comandos e Operações Especiais) realizaram uma operação de impacto nessa quinta-feira (19) em uma comunidade de São Paulo. A ideia dos PMs era combater o tráfico de drogas.
Leia também: Comandos e Operações Especiais - Conheça a tropa de elite da Polícia Militar/SP
Ao todo, 20 PMs do COE participaram da ocorrência na comunidade Jardim Antártica na zona norte da capital. "Nós chegamos ao local no início da noite. Fizemos uma modalidade de incursão nova, com o apoio dos helicópertos Águia", revela o Capitão Luís Alberto.
Enquanto uma das aeronaves desembarcava uma equipe do COE, o outro helicóptero sobrevoava o campo com atiradores para garantir a segurança das equipes que já estavam em solo. "A nossa ação foi toda estudada. Antes da operação fizemos um estudo da área, com filmagens e locais de fuga para conseguir ter sucesso na ocasião", continua o Capitão.
Leia também: 48 anos, avó e policial: um dia na rotina da mulher do Batalhão de Choque
Além dos PMs que chegaram nos helicópteros, outras equipes fizeram incursão pela mata e também pelas ruas da comunidade. "No fundo dessa favela tem um rio e a mata. Então, o que nós fizemos? Cercamos todos os pontos de fuga e deixamos os criminososo desorientados", diz o Capitão.
Não demorou muito e um criminoso caiu na armadilha dos PMs. "Tinha um suspeito que estava fazendo o tráfico de drogas no local, ele ficou perdido quando viu o Águia e não sabia o que fazer. Deve ter ficado sem saber para onde correr e foi de encontro com uma das nossas equipes. Ele acabou abordado com uma bolsa contendo drogas", revela o Capitão.
Com o suspeito os PMs apreenderam 730 porções de maconha, 21 pinos de cocaína e
R$ 1.225 reais. Ele foi conduzido para o 72º Distrito Policial e vai responder por tráfico de drogas.
Assista ao vídeo da Record TV sobre a ação do COE:
Perseguição a carro roubado
Além das operações desenhadas com inteligência e informações, o COE também atua no patrulhamento ostensivo. A presença das forças de segurança nas ruas de São Paulo são sempre importantes.
Os Policiais começaram a acompanhar um carro em atitude suspeita e resolveram checar via COPOM a placa. O sistema informou que o veículo tinha sido roubado no mesmo dia. A partir daí, os Policiais começaram uma perseguição.
Leia também: Canil da PM apreende drogas e armas durante operação no interior de São Paulo
O suspeito que conduzia o veículo acabou perdendo o controle e bateu algum tempo depois. Na batida, uma vítima foi atingida e acabou sofrendo ferimentos leves. Os dois criminosos tentaram correr, mas foram detidos logo depois. Eles estavam com uma arma falsa que foi jogada durante a fuga, mas foi apreendida.
A ocorrência foi apresentada pelos homens do COE no 47º Distrito Policial.