Andar pelas ruas do centro da capital pode parecer perigoso. Mas só parece. A Cavalaria da PM tem presença ostensiva para garantir a sua paz e o direito de andar tranquilamente por rua famosas que já viraram até letra de música.

Leia também: Canil da PM apreende 260 tijolos de maconha e traficante terá carnaval na cadeia

Policiais da Cavalaria da PM durante ação no centro de São Paulo
Divulgação
Policiais da Cavalaria da PM durante ação no centro de São Paulo

Nessa quinta-feira (9), foram duas ocorrência que mostraram a importância desse destacamento do Batalhão de Choque. A Cavalaria da PM prendeu um suspeito de roubo e um traficante que foi detido em flagrante.

Tráfico golpeado

A região central de São Paulo é conhecida por ter um grande movimento do tráfico de drogas. As ruas que circulam a cracolândia funcionam  para tentar abastercer esse ponto de "comunhão entre os usuários". 

A missão da PM é golpear os traficantes que abusam da fragilidade em que vivem os dependentes químicos. "Nós fomos averiguar uma denúncia anônima perto da Praça da Sé na Rua do Carmo. Sabemos que ali existe um ponto de venda de entorpecentes. O local era um prédio abandonado, realizamos um cerco e logo que entramos, nós encontramos um suspeito no movimento do tráfico de drogas", revela o Tenente Conrad.

Drogas apreendidas pela Cavalaria da PM no centro do São Paulo
Divulgação
Drogas apreendidas pela Cavalaria da PM no centro do São Paulo

Com o Tenente Conrad estavam Cabo Ferreira, Soldado Fernandes e Soldado Aprigio outra patrulha era formada por Sargento Campo, Soldado Cassimiro e Soldado Lemos. Quando o criminoso viu o efetivo, ele não teve dúvidas de que deveria se entregar.

Leia também:  Curso de Direção Policial: use as técnicas da ROTA para dirigir seu carro

"Esse homem não teve nem tempo de fugir, ele confessou que estava traficando. Ele estava com grande quantidade de drogas com ele. Apreendemos 535 porções de crack, 34 de skank, 32 de cocaina, 374 de maconha e um tablete de maconha. Tambem foram apreendidos R$ 2.301,35 e caderno com a contabilidade", diz Tenente.

O suspeito e a droga apreendida foram levados para 3º Distrito Policial. 

Assalto e carnaval na cadeia

undefined
Divulgação/Cavalaria da PM

Tatuagem do suspeito preso pelos PMs

A Polícia precisa das informações da população para estar sempre vigilante. No início da tarde dessa quinta-feira, uma senhora  avisou aos PMs que havia sido roubada. "Essa vítima deu as características do criminoso e falou onde o crime teria ocorrido. A partir daí, nós ficamos atrás desse homem", afirma o Tenente Conrad.

Já era final da tarde, esse criminoso achava que não teria consequências os seus atos. "Nossa equipe avistou um suspeito com as características que a vítima tinha passado. Eles tentaram fazer a abordagem, mas o homem fugiu e quando foi detido acabou tentanto agredir os PMs", diz o Tenente.

Com o suspeito, os PMs encontraram um simulacro de arma de fogo. Ele foi conduzido ao 3º Distrito Policial e vai passar o carnaval na prisão.

Simulacro usado pelo criminoso
Divulgação/Cavalaria da PM
Simulacro usado pelo criminoso


Conheça a Cavalaria da PM

O Regimento de Polícia Montada “9 de Julho” é uma unidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo, subordinada ao Comando de Policiamento de Choque. A Cavalaria é uma das mais tradicionais unidades históricas da PM, criada em 1892.

Atualmente, possui 505 policiais militares e 437 cavalos distribuídos em todo território do Estado de São Paulo. O Regimento, subordinado a uma Unidade do Choque, tem como principal missão o policiamento e atuação em grandes aglomerações de pessoas, como jogos de futebol, shows, manifestações e encontros culturais.

Somente em 2017, o Regimento esteve presente em mais de 110 jogos de futebol, em mais de 20 grandes shows em SP, 12 operações com milhares de espectadores como: Fórmula 1, Virada Cultura, Lollapalooza e Operação Carnaval.

Leia também: Recado da ROTA para o crime e seus críticos: 1.102 kg de drogas apreendidas

Batalhão de Choque - Polícia Militar do Estado de São Paulo
Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar
Batalhão de Choque - Polícia Militar do Estado de São Paulo

Subsidiariamente, o Regimento é empregado no policiamento ostensivo preventivo, somando mais de 14 operações Policiais realizadas, e mais de 1550 policiamentos em apoio a outras unidades da PM, inclusive fora da cidade de São Paulo, como por exemplo, Operação Inverno em Campos do Jordão.

Até mês de novembro de 2017, os policiais do Regimento prenderam mais de 212 pessoas, sendo 150 em flagrante delito e 62 pessoas procuradas pela justiça recapturadas. Foram mais de 13 mil abordagem realizadas, e 5 armas de fogo apreendidas.  Além de todos os resultados operacionais, o Policial da Cavalaria da PM ainda tem muita atenção voltada aos cuidados dos cavalos, que são sempre cuidados com muito zelo e respeito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!