Lula critica cenário global e sugere mudanças no Conselho de Segurança da ONU
Henrique Neri
Lula critica cenário global e sugere mudanças no Conselho de Segurança da ONU

Durante sessão plenária da cúpula do Brics , realizada neste domingo (8) no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o comércio global está sob ameaça. A declaração foi feita no painel intitulado “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global do Brics” , em meio a críticas à política tarifária adotada pelos Estados Unidos.

“Com o multilateralismo sob ataque, nossa autonomia está novamente em xeque. Avanços arduamente conquistados, como os regimes de clima e comércio, estão ameaçados”, afirmou o presidente.

Lula também reiterou sua posição favorável a uma ampla reformulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Para o presidente, a atual estrutura do órgão não reflete a realidade geopolítica global e precisa ser revista.

“É preciso transformar profundamente o Conselho de Segurança, para torná-lo mais legítimo, representativo, eficaz e democrático, incluindo novos membros. É mais que uma questão de justiça, é garantir a existência da ONU”, declarou.

A sessão fez parte da agenda oficial da cúpula do Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e novos membros incorporados ao grupo em 2024.

The post Lula critica cenário global e sugere mudanças no Conselho de Segurança da ONU first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes