
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quinta-feira (19), que tomará, na próximas duas semanas, uma decisão a respeito da eventual entrada do país na guerra entre Irã e Israel. A informação foi divulgada pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.
Leavitt informou, em mensagem divulgada à imprensa, que o presidente está interessado em uma saída diplomática. Há a previsão de um encontro entre o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghch, e autoridades europeias nesta sexta-feira (20), em Genebra, na Suíça. A reunião é vista como uma das últimas oportunidades, com o respaldo dos Estados Unidos, para buscar uma solução diplomática e c onter a escalada do conflito.
“Com base no fato de que há uma chance substancial de negociações que podem ou não ocorrer com o Irã em um futuro próximo, tomarei minha decisão de ir ou não nas próximas duas semanas.”
Ainda segundo a porta-voz, a prioridade do governo norte-americano é impedir o desenvolvimento do programa nuclear iraniano, especialmente para fins bélicos.
A declaração de Donald Trump ocorre em meio à escalada do conflito entre Irã e Israel, que já provocou dezenas de mortos, ataques cruzados e crescente preocupação internacional. A possibilidade de envolvimento direto dos Estados Unidos reacende temores de um alastramento da guerra pelo Oriente Médio.
The post Trump avalia entrada dos EUA na guerra entre Irã e Israel e promete decisão em duas semanas first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF.