EUA vão monitorar redes sociais de estudantes estrangeiros que solicitarem visto
Redação GPS
EUA vão monitorar redes sociais de estudantes estrangeiros que solicitarem visto

Estudantes estrangeiros que pretendem estudar nos Estados Unidos terão as redes sociais monitoradas. A decisão foi tomada pelo governo do presidente Donald Trump, que autorizou, na quarta-feira (18), a retomada de agendamentos para vistos de discentes imigrantes.

A informação consta em telegrama interno do Departamento de Estado obtido pela agência de notícias Reuters.

O objetivo, segundo o documento, é identificar candidatos que possam ser considerados “hostis” ao país norte-americano.

“Lembre ao requerente que o acesso limitado à… presença online pode ser interpretado como uma tentativa de evitar ou ocultar determinada atividade”, diz o telegrama.

Segundo a Reuters, o telegrama ainda autoriza funcionários de consulados a pedir aos estudantes para que tornem públicos os perfis nas redes sociais, a fim de facilitar a análise das autoridades dos EUA.

Serão negados os vistos de “candidatos que demonstrem um histórico de ativismo político, especialmente quando associado à violência ou às opiniões e atividades descritas acima. Você deve considerar a probabilidade de que eles continuem com tal atividade nos Estados Unidos”.

Vale lembrar que, em 27 de maio, Trump determinou que as missões diplomáticas no exterior suspendessem o agendamento de novos compromissos para candidatos a vistos de estudante e de intercâmbio.

The post EUA vão monitorar redes sociais de estudantes estrangeiros que solicitarem visto first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes