A partir desta segunda-feira (20) , todas as pessoas com mais de seis meses de idade poderão se vacinar contra a gripe no Distrito Federal . A ampliação do público-alvo tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e conter o avanço das doenças respiratórias neste período do ano.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) conta atualmente com um estoque de 300 mil doses da vacina contra o vírus influenza , disponível em 164 salas de vacinação espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) . A lista completa dos locais está disponível no site oficial da pasta.
Até a última terça-feira (13) , cerca de 272 mil doses já haviam sido aplicadas, sendo que 11.861 pessoas receberam o imunizante apenas no Dia D de vacinação , realizado em 10 de maio .
Inicialmente restrita a grupos prioritários, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi iniciada em 25 de março . Agora, com a ampliação da cobertura, o Governo do Distrito Federal (GDF) espera reduzir complicações, internações e óbitos relacionados a infecções respiratórias causadas pelo vírus.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , dos Estados Unidos, a vacinação pode diminuir em até 35% o risco de hospitalizações entre pessoas pertencentes a grupos de alto risco.
A gripe tem sido, atualmente, uma das principais causas de aumento nas mortes por doenças respiratórias no Brasil. Por isso, a SES-DF reforça a importância da imunização para a proteção coletiva e individual.
Para receber a dose, basta apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação .
SERVIÇO
Vacinação contra a gripe no DF
Início:
Segunda-feira, 20 de maio
Público:
Todas as pessoas acima de 6 meses
Locais:
164 UBSs do DF (confira no site da SES-DF)
Documentos:
Identidade e, se possível, caderneta de vacinação
Mais informações:
saude.df.gov.br
The post Já se imunizou? GDF libera vacina contra a gripe para toda a população a partir desta semana first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .