Para alguns anfitriões, a forma ideal de aproveitar as sobras da ceia de Natal é usando-a para alimentar os pets . Mas, cuidado, essa situação pode gerar problemas para a saúde dos bichinhos. De acordo com Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), mais de 30% das emergências veterinárias no Brasil são causadas por intoxicação alimentar em cães e gatos.
A veterinária Nathali Braz Vieira dos Santos reforça que algumas comidas podem causar prejuízos para a saúde dos pets. “O animal pode desenvolver problemas no pâncreas, intestino, anemias, fora a obesidade, que compromete sua locomoção”, explica.
Confira quais são esses alimentos:
Chocolate
O chocolate, também encontrado em chocotones e sobremesas, é letal para gatos e cães. “A cafeína e a teobromina são substâncias intoxicantes pela dificuldade dos pets de metabolizá-las. Quando ingeridas, causam vômitos, diarréias, febre, convulsões e hemorragias, levando à morte do animal” , enfatiza a veterinária.
Frituras
O excesso de gordura existente no preparo, como rabanadas ou em carnes, por exemplo, pode causar revezes ao organismo dos pets, também gerando problemas digestivos e no pâncreas, além de obesidade.
Temperos
Populares no Brasil, o alho e a cebola são perigosos para cães e gatos. De acordo com a veterinária, o N-propil dissulfeto contido nesses alimentos é tóxico, resulta em vômitos, anemia, sangue na urina, fraqueza, respiração ofegante e frequência cardíaca elevada.
Ossos de animais
Além de obstruir a garganta e sufocá-los, conforme os pets mastigam o osso, ele pode estilhaçar, cortando os intestinos e quebrando os dentes.
Frutas
Uvas e uvas passas, por exemplo, são extremamente tóxicas aos cães, causando vômito, diarreia e dor abdominal. Por sua vez, o abacate contém persina, uma substância tóxica para cachorros e gatos. Seu excesso de gordura também pode levar à inflamação no pâncreas.
Laticínios
Os laticínios são comumente oferecidos aos gatos. Entretanto, o alerta para esse tipo de prática se dá por conta da intolerância à lactose conforme o animal, tanto felinos ou cães, envelhece. “Ao longo da vida, o animal produz cada vez menos a lactase, enzima que digere a lactose”, detalha Nathali.
The post Ceia não é coisa de pet! Veterinária aponta alimentos tóxicos para os bichos first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .