Conhecida por criar obras em grande escala onde explora a presença física do corpo humano, Juliana Cerqueira é uma artista brasileira radicada em Nova York. Aos 43 anos, ela irá expor seus trabalhos na Casa Triângulo , consolidada como uma das mais importantes galerias de arte contemporânea do Brasil.
Formada no programa de pós-graduação em escultura da Slade School of Fine Art (UCL) em 2006, Londres, como a primeira ganhadora do Prêmio Kenneth Armitage de Escultura, Juliana já apresentou seu trabalho em mostras coletivas em locais como o Sculpture Center (Nova York), o KW Institute (Berlim), o Pavilhão Antártico da Bienal de Veneza de 2017 (Itália), o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE, São Paulo) e o Hordaland Kunstsenter para a Bergen Assembly de 2019 (Noruega).
Na Casa Triângulo, a partir do dia 7 de novembro, a exposição inédita Outras Simetrias terá trabalhos da produção recente da escultora. Neles, ela utiliza a escultura para explorar o corpo humano, criando esculturas e desenhos que desafiam percepções tradicionais, integrando o corpo em novos contextos e questionando sua estabilidade.
A partir de seu corpo, Juliana criou dois moldes com atadura gessada e espelhados, refletindo a mesma pose. Ambos são cortados verticalmente ao meio, segundo o eixo sagital, onde o próprio corpo se espelha, e depois fundidos perpendicularmente.
A artista se lança e relança em um trabalho que, para gerar corpos que criam outros espelhamentos, rompe lógicas preexistentes.
Serviço
Outras Simetrias , de Juliana Cerqueira Leite
Abertura: dia 7 de novembro, de 18h às 21h
Período expositivo: de 7 de novembro a 21 de dezembro
Horários: de terça a sexta das 10h às 19h e sábado das 10h às 17h
Local: Casa Triângulo
The post Juliana Cerqueira, radicada em NY, utiliza a escultura para explorar o corpo humano first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .