A Câmara Legislativa ( CLDF ) aprovou, nesta terça-feira (29,)um projeto de lei que determina a capacitação de profissionais da educação para identificar sinais de abuso contra crianças e adolescentes.
Com a medida, o Distrito Federal deverá implementar programas de treinamento para educadores, com o objetivo de ampliar a proteção de menores de idade em ambiente escolar. A autoria é do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL),
Segundo o projeto, serão classificados como abuso qualquer ação ou omissão que resulte em negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão contra a criança ou o adolescente.
O texto define três tipos de abuso: moral, que envolve comportamentos humilhantes ou ameaçadores; físico, que cause sofrimento ou lesão corporal; e sexual, caracterizado por qualquer coação para que a criança ou adolescente participe ou presencie atos de natureza sexual.
Para viabilizar a capacitação, o projeto prevê a possibilidade de firmar parcerias com organizações da sociedade civil. Além disso, os Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente poderão ser envolvidos na execução e apoio da lei.
Hoje, a CLDF deu um passo importantíssimo para a prevenção e o combate à violência praticada contra crianças e adolescentes. Nossos profissionais da educação precisam estar capacitados para perceber qualquer possível sinal de abuso. Conto com o apoio do governador Ibaneis Rocha para sancionar a matéria o mais rápido possível”, declarou Roriz Neto.
O projeto de lei segue agora para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB) e, caso sancionado, entrará em vigor na data de sua publicação.
The post CLDF aprova capacitação de educadores para identificar sinais de abuso infantil first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .