Para alcançar o lugar mais alto do pódio, a brasiliense Julia Traboulsi precisou nadar 3.800 metros, pedalar por 180km e correr uma maratona completa – ou seja, 42,2km – em um tempo de 9 horas e 35 minutos. E foi esse resultado que a consagrou como Campeã Geral Amadora Ironman da etapa Calella-Barcelona 2024, no último dia 6 de outubro.
A vitória garantiu a ela, também, a tão disputada vaga para o campeonato mundial no Havaí, que ocorre em outubro de 2025, em Kona.
Triatleta há cinco anos, Julia conta com exclusividade ao GPS|Brasília que seu sonho era conseguir a vaga para o mundial. “ É uma das provas mais desejadas pelos triatletas e muito difícil de entrar, porque é preciso ser classificado e, geralmente, são poucas vagas ”, explica. “ Era algo que eu buscava e sonhava há muito tempo, e agora sei que tudo valeu a pena ”, celebra.
Conciliando a vida de atleta de alta performance com a de analista comercial em uma empresa voltada para nutrição e desempenho esportivo, Julia se dedica intensamente aos treinos, que exigem muito trabalho físico, mas também um forte preparo mental para conseguir completar os percursos.
“ Por ser uma prova muito longa, inevitavelmente você chega ao seu limite, com uma exaustão física enorme. Tem horas que o corpo e a mente pedem para parar, e é aí que você precisa ter um psicológico forte, que vai te levar até o final ”, observa.
Julia conta que entrou no triathlon por causa de seu irmão, que já praticava a modalidade. “ Eu nunca tinha feito nenhum dos três esportes, comecei tudo do zero cinco anos atrás ”, entrega. “ Logo no início me apaixonei pelas longas distâncias, sempre fui fascinada por poder sentir até onde nossa mente pode levar nosso corpo. ”
Para o Ironman de Barcelona, ela deu início a um treinamento quatro meses antes da competição, treinando cerca de 20 horas por semana. “ O mais difícil é conseguir ter constância. Manter os treinos mesmo cansada, alimentação regrada e, além de tudo, também conciliar o trabalho e a vida social, não é fácil ”, admite a atleta.
Porém, em uma prova com mais de 3.300 competidores de 91 países, ela conseguiu conquistar o primeiro lugar geral na categoria amadora. “ Terminar essa prova, para mim, é muito mais do que ganhar, é ter a certeza de que a gente pode conseguir tudo o que deseja e que podemos superar qualquer obstáculo e insegurança ”, afirma.
Agora, ela continua a preparação para a etapa do Ironman em Kona, no Havaí. À Julia, mandamos as mais positivas energias para que ela traga mais essa vitória para o nosso País!
The post Brasiliense vence Ironman na Espanha e conquista vaga para mundial first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .