Organização dos Jogos de Paris se desculpa por cena controversa na abertura
Redação GPS
Organização dos Jogos de Paris se desculpa por cena controversa na abertura

Os organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 pediram desculpas após a cerimônia de abertura na última sexta-feira (26), que gerou polêmica entre grupos cristãos. A cena que provocou controvérsia contou com artistas drags em uma mesa, o que muitos criticaram como uma paródia de “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci.

Publicidade

A Igreja Católica Francesa, junto a outros grupos cristãos, expressou forte descontentamento, afirmando que as festividades “incluíram cenas de zombaria do cristianismo”. A resposta veio de Anne Descamps, porta-voz de Paris 2024, que se pronunciou em uma coletiva de imprensa neste domingo (28).

“Nunca tivemos a intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso. Pelo contrário, acho que tentamos celebrar a comunidade, a tolerância. Acreditamos que essa intenção foi alcançada. Se alguém se sentiu ofendido, é claro que lamentamos muito.”

Thomas Jolly, diretor da cerimônia, enfatizou que “A Última Ceia” não foi a inspiração para a cena polêmica. Em entrevista à BFMTV, Jolly explicou que a intenção era celebrar Dionísio, o deus grego da celebração. “Dionísio vem à mesa porque ele é o deus grego da celebração e essa sequência é chamada de ‘festival’. A ideia era criar uma grande festa pagã ligada ao deus do Olimpo, e vocês nunca encontrarão em mim, nem no meu trabalho, qualquer desejo de zombar de alguém.”

Alguns espectadores apontaram que a cena lembrava mais “O Banquete dos Deuses” de Johann Rottenhammer e Jan Brueghel, em vez de “A Última Ceia”.

Publicidade

The post Organização dos Jogos de Paris se desculpa por cena controversa na abertura first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!