O Palácio do Buriti foi palco de um importante evento para o empreendedorismo feminino no Distrito Federal. Nesta sexta-feira (28), o Sebrae DF , na pessoa de sua superintendente Rose Rainha, entregou ao governador Ibaneis Rocha um conjunto de propostas elaboradas pelo “Movimente”. A solenidade reuniu empresários, magistrados, lideranças sociais, agentes públicos e representantes dos poderes executivo e legislativo, reforçando a importância do momento.
Realizado entre 29 de fevereiro e 1º de março , o projeto reuniu 98 especialistas, empresários, magistrados, acadêmicos e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O resultado desses encontros foram 90 propostas iniciais, refinadas para as 51 medidas entregues ao governador. Estas são distribuídas em 11 eixos temáticos, todas voltadas para promover o empreendedorismo feminino no DF.
A superintendente do Sebrae DF, Rose Rainha, destacou o esforço coletivo para a construção dessas propostas, enfatizando a pesquisa realizada em todas as regiões administrativas do DF para identificar os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. “Começamos com uma pesquisa qualitativa com os CEOs e fomos até as mais diversas regiões administrativas do Distrito Federal, pesquisando milhares de mulheres, entendendo qual a dificuldade dessa mulher para empreender” , afirma.
O evento foi marcado também por discursos que destacaram as melhorias no ambiente de negócios da região. A parceria entre o Sebrae e a Junta Comercial do DF foi citada como um exemplo de sucesso, com a redução do tempo para a abertura de empresas de 36 horas para apenas nove horas.
Agora, após a entrega oficial do “Movimente”, a expectativa é de ainda mais avanços no meio empreendedor da cidade, principalmente entre as mulheres. “Esse não é um trabalho apenas do Sebrae; é um trabalho da sociedade. Foi abraçado por todas essas mulheres e homens importantes que dedicaram horas para construir, estudar e desenvolver essas propostas” , complementou Rose.
Fernanda Machado Farah, CEO da rede Smaff de concessionárias, ressaltou a importância do movimento para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino. “Como empresária que nasceu no Centro-Oeste, filha de um desbravador do ramo de concessionárias nesta capital, vejo essa união, aliada ao olhar inovador e atual do nosso governo, de gerar um ambiente de negócio propício à mulher” , disse.
A presidente do Fórum de Mulheres Empresárias da CNI e do BRICS Women’s Business Alliance (WBA), Mônica Monteiro, também elogiou a iniciativa. “A cada dia, vemos mais mulheres assumindo posições de destaque no mundo dos negócios, e eventos como este são fundamentais para fortalecer essa tendência” , comenta.
Em seu discurso, o governador Ibaneis Rocha reforçou o compromisso de seu governo com o empreendedorismo. “A gente vem trabalhando, eu e todos os meus secretários, dentro de uma orientação muito firme para que Brasília se torne a cidade mais empreendedora do Brasil” , exalta.
Além disso, o governador se prontificou a acatar com rapidez e análise as propostas 51 propostas. “Esperamos pautar a Secretaria de Governo para seguir com essa agenda. Ainda hoje, vou me reunir com os secretários para que as ideias possam ser aplicadas no âmbito do Distrito Federal” , completa.
Confira como foi o evento pelas lentes de Rayra Paiva:
The post Sebrae DF entrega propostas de fomento do empreendedorismo feminino a Ibaneis first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .