Muitos brasileiros aproveitam a data de Corpus Christi , celebrado na próxima quinta-feira (30), para viajar, descansar ou mesmo para dedicar o dia para a fé.
No entanto, o que poucos sabem é que não se trata de um feriado nacional, mas sim de um ponto facultativo na maior parte das cidades brasileiras. Ou seja, onde não é feriado, os empregadores não têm obrigação de liberar os funcionários, cabendo a decisão a cada contratante.
Em cidades onde foi aprovada legislação tornando Corpus Christi um feriado, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES), os cidadãos podem contar com o dia de folga.
Já aqui no Distrito Federal, por exemplo, a data é considerada ponto facultativo, o que torna a possibilidade de emendar a sexta-feira uma questão a ser decidida pelas empresas e chefes de Executivo.
O termo Corpus Christi significa “corpo de Cristo” em latim e é celebrada sempre 60 dias após o domingo de Páscoa, de acordo com a tradição católica, como o dia em que Jesus instituiu o sacramento da eucaristia, conforme explica a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ( CNBB ).
De acordo com entidade, no Corpus Christi se celebra a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho”.
A celebração foi instituída em 1264 pelo papa Urbano 4º, que concedeu indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Embora Urbano tenha falecido pouco tempo depois, a festividade só se consolidou décadas mais tarde, com a reafirmação da data pelo Concílio de Vienne, em 1311.
Uma das formas tradicionais de celebrar o dia é através de procissões, em alusão à caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Em Brasília, fiéis criam um tapete extenso feito com serragens na Esplanada com cenas descritas na Bíblia.
Em outras cidades brasileiras, como Ouro Preto (MG), as procissões também são acompanhadas pela mesma tradição católica.
Com informações da BBC Brasil .
The post Ponto facultativo ou feriado? Entenda o Corpus Christi no Brasil first appeared on GPS Brasília - Portal de Notícias do DF .