Anuncie no iG Anuncie no iG
Hopi Hari Hopi Hari
E-mail iG E-mail iG

Último Segundo

iG Mail
  • Último Segundo
    • Brasil
    • Ciência
    • Dino
    • Educação
    • Jornal Giro
    • Meio ambiente
    • Mundo
    • Mundo insólito
    • Polícia
    • Política
    • Saúde
    • Últimas Notícias
    • +Sites, Blogs e Colunas
      • Nuno Vasconcellos
      • O Dia
      • Meia Hora
      • Bruno Puglisi
      • Carla Brandão
      • Cenário Jurídico
      • Coluna do Embaixador
      • Coluna do Kakay
      • Coronel Paganotto
      • Daniel Schnaider
      • Direito e Sociedade
      • Diário do Centro do Mundo
      • Dr. Bactéria
      • LeiaJá
      • Marcos Pontes
      • Matheus Pichonelli
      • Paulo Rosenbaum
      • Ricardo Sayeg
      • Sociedade Militar
      • Vai na fonte
      • Vida em Dia
      • Wilson Pedroso
  • Economia
    • Agro em Campo
    • Mercados
    • Criptomoedas
    • Finanças Pessoais
    • Imposto de Renda
    • Previdência
    • Últimas Notícias
    • +Sites, Blogs e Colunas
      • Click Petróleo e Gás
      • Endomarketing - Claudia Vieira
      • Empreenda Êxito
      • ESG Insights
      • Janguiê Diniz
      • Mariana Sgarioni
      • Marta Leite
  • Gente
    • BBB
    • Carnaval
    • Celebridades
    • Cultura Pop
      • Jornada Geek
      • Multiverso Geek
      • Nerdizmo
      • Universo Heróico
      • Universo PSN
      • Universo Sagas
    • Delas
      • Amor e Sexo
      • Alimentação e Bem-estar
      • Beleza
      • Casa
      • Filhos
      • Horóscopo
      • Moda
      • Noivas
      • Receitas
    • Deles
    • Fofoca dos famosos
    • Queer
    • TV & Novelas
      • ADTV
      • Resumo das Novelas
    • Últimas Notícias
    • +Sites, Blogs e Colunas
      • ADTV
      • Alessandro Lo Bianco
      • Burburinho
      • Ego Brazil
      • Franklin Valverde
      • Gabriel de Oliveira
      • In Magazine
      • Heloisa Tolipan
      • Jazzmasters
      • Jetss
      • Marcelo de Assis
      • O Buteco da Net
      • Outras linhas
      • Palcos e Telas
      • Resumo das Novelas
      • Thiago Simpatia
      • Tô na Fama
  • Esporte
    • Home
    • Futebol Nacional
    • Campo Delas
    • Tabela Brasileirão
    • Futebol Internacional
      • Universo Big6
    • Galeria de Fotos
    • Grande Prêmio
    • Jogada 10
    • Jogo a Jogo
    • No Grid da F1
    • Nosso Palestra
    • Olimpíadas
    • Seleção Brasileira
    • Mais esportes
      • Basquete
      • Esportes Americanos
      • Fórmula 1
      • Lutas
      • Surfe
      • Tênis
      • Vôlei
    • Últimas Notícias
    • +Sites, Blogs e Colunas
      • Coluna do Fla
      • É o time do Povo
      • Felipe Ernesto
      • Grande Prêmio
      • Jogada 10
      • No Grid da F1
      • Nosso Palestra
  • Carros
    • Home
    • Benê Gomes
    • Lançamentos
    • Motos
    • MotorDream
    • Segredos
    • Testes
    • Veículos elétricos
    • Últimas Notícias
  • Pets
    • Guia de Bichos
      • Cachorros
      • Gatos
      • Peixes
      • Exóticos
    • Cuidados
      • Saúde
    • Curiosidades
      • Vídeos
    • Adestramento
  • Receitas
    • Mangia Bene
    • Guia da Cozinha
  • Tec
    • Brasil Game Show
    • Celulares
    • Dicas
    • eGames
    • Gilberto Namastech
    • Pizza Fria
    • Reviews
    • Universo Big6
    • Universo Heróico
    • Universo PSN
    • Universo Sagas
    • Últimas Notícias
  • Turismo
    • Celso Martins
    • Vitor Vianna
  • iG Play
    • Bussiness Connection
    • Déjà Vi
    • Política Real Podcast
    • Ponto iG
    • Se LiG
  • iG Mais
    • Tecnologia
    • Achadinhos
    • Cozinha & Mercado
    • Eletroportáteis
    • Presentes
    • PR Newswire
  • E-mail
    • Minha conta
    • Criar nova conta
    • Suporte e-mail
  • Parceiros
    • ADTV
    • Araraquara agora
    • BHAZ
    • Bussiness Connection
    • CATVE
    • Click PB
    • Click Petróleo e Gás
    • Coluna do Fla
    • Déjà Vi
    • Diário de Pernambuco
    • Ego Brazil
    • É o time do Povo
    • ESG Insights
    • Extra Alagoas
    • GPS Brasília
    • Grande Prêmio
    • Heloisa Tolipan
    • Hora do Emprego DF
    • Jazzmasters
    • Jetss
    • Jogada 10
    • Jornada Geek
    • Jornal Contábil
    • Jornal Giro
    • LeiaJá
    • Mais Minas
    • Mangia Bene
    • Meia Hora
    • Multiverso Geek
    • Nerdizmo
    • O Buteco da Net
    • O Dia
    • Pizza Fria
    • Propor Health
    • Resumo das novelas
    • Seleções
    • Sociedade Militar
    • The Date News
    • Universo Big6
    • Universo Heróico
    • Universo PSN
    • Universo Sagas

Dos gibis ao pop: como a Turma da Mônica se tornou fenômeno

  • SIGA NO Siga no Google News
  • Home
  • Último Segundo
  • Parceiros
  • Dos gibis ao pop: como a Turma da Mônica se tornou fenômeno

Por

Flipar
| 20/03/2025 19:35
SIGA NO google news
Criação mais icônica do cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica é uma das franquias de histórias em quadrinhos mais populares do Brasil. Veja curiosidades sobre tudo que envolve a obra! Reprodução: Flipar
A personagem nasceu oficialmente em 3 de março de 1963, em uma tirinha publicada no jornal Folha de São Paulo. Reprodução: Flipar
Na época, a personagem já aparecia com seu inseparável coelho, o Sansão. Reprodução: Flipar
Segundo Maurício, a personagem surgiu a partir de uma inspiração na própria filha, Mônica Sousa.  Reprodução: Flipar
Ele contou que depois de levar um coelho para casa, começou a observar a interação da filha — que na época tinha apenas dois anos — com o bichinho. Surgiam ali os primeiros traços na cabeça do cartunista. Reprodução: Flipar
Em entrevista, Maurício também destacou as mudanças que a personagem sofreu ao longo dos anos, a começar pela aparência. Reprodução: Flipar
Mônica já teve mais cabelos e também já foi mais dentuça nos seus primeiros traços. A personagem também foi ganhando feições mais arredondadas, graças às técnicas de animação 3D. Reprodução: Flipar
Por atravessar gerações e ter sua importância na formação de crianças e adolescentes, Maurício de Sousa também fez questão de adaptar as histórias de acordo com seu tempo. Reprodução: Flipar
Um exemplo disso é o fato de que a personagem já não bate mais em ninguém com o coelho, algo que tinha se tornado uma marca na personalidade original de Mônica. Para o criador, algumas características do passado não cabem mais nos dias de hoje. Reprodução: Flipar
Outras mudanças vieram no surgimento de novos personagens, como é o caso de Milena, primeira negra da saga, que fez sua estreia em 2018. Reprodução: Flipar
Embora já existisse o desenho animado desde os anos 60, foi só em 1970 que a personagem ganhou seu tão conhecido protagonismo, quando estreou de fato em um gibi próprio, com o nome “Mônica e Sua Turma”. Reprodução: Flipar
Foi a partir dali que vários dos personagens mais populares da série passaram a compor juntos uma revista que viria a se tornar a “Turma da Mônica”. Reprodução: Flipar
O impacto cultural da personagem é tão grande que até hoje ela é capaz de fazer sucesso também em outras mídias, como cinema, TV, música e até games! Reprodução: Flipar
Depois de dezenas de desenhos animados, em 2019 foi lançado o primeiro filme “live action” (com atores reais) da saga, “Turma da Mônica: Laços”, baseado no quadrinho de mesmo nome. Reprodução: Flipar
O filme fez tanto sucesso que ganhou uma continuação, “Turma da Mônica: Lições”, lançado em 2021. Reprodução: Flipar
A Turma da Mônica também já esteve em diversas capas de CDs e LPs, com músicas-tema e outras canções surgidas a partir dos desenhos animados, propagandas e peças de teatro. Reprodução: Flipar
Nos games, também foram várias obras lançadas, principalmente nos anos 1980 e 1990. O jogo “Mônica no Castelo do Dragão” (1991), por exemplo, já é considerado um clássico dos videogames. Reprodução: Flipar
O sucesso da marca também deu origem a parques temáticos e até lojas licenciadas. Em 1993, foi lançado o “Parque da Mônica”, no shopping Eldorado, em São Paulo. Reprodução: Flipar
O parque contava com diversos brinquedos relacionados ao universo da “Turma da Mônica” e chegou a ganhar duas filiais, uma em Curitiba e outra no Rio de Janeiro. Até hoje a unidade de São Paulo perdura, com eventos temáticos e celebração de datas comemorativas! Reprodução: Flipar
Nos anos 1980 a série também ganhou algumas redes de lojas espalhadas pelo Brasil, que vendiam produtos licenciados dos personagens. Em 2013, a franquia foi retomada no formato e-commerce, na internet. Reprodução: Flipar
Em tempos de redes sociais, Mônica também já gerou diversos memes que ficaram famosos. Reprodução: Flipar
Nas histórias, a principal característica de Cascão é não gostar de tomar banho. O objetivo da ilustração, segundo o portal da Turma da Mônica, foi justamente apoiar a solidariedade em momentos como esse. Reprodução: Flipar
A 1ª vez que o Cascão entrou na água foi em 1983, também para ajudar vítimas das enchentes na região sul do país. Nas redes sociais, o post destacou que apenas em duas ocasiões o personagem se molhou desse jeito.  Reprodução: Flipar

    Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/parceiros/flipar/2025-03-20/dos-gibis-ao-pop--como-a-turma-da-monica-se-tornou-fenomeno.html
    cascão Cultura maurício de souza monica quadrinhos rio grande do sul turma da mônica
    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes

      Mais Lidas

      Sobre o iG

      • Anuncie
      • Política de privacidade
      • Termos de Uso
      • Institucional
      • Quem Somos
      • Fale Conosco

      Siga o iG nas redes sociais

      facebook X instagram linkedin tiktok spotify youtube telegram
      Torne-se um tutor

      © Copyright 2000-2025, iG Publicidade e Conteúdo