O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é um verdadeiro espetáculo a céu aberto, que atrai a população e os turistas e é muito esperado. Os carros alegóricos chamam a atenção não só pela beleza, como também pela criatividade. Com isso, o Flipar mostra como são feitos, assim como alguns dos mais marcantes da história do carnaval.  Reprodução: Flipar
Ao longo da história do carnaval, as alegorias triplicaram de tamanho e trazem cada vez mais inovações. Antes, eram apenas tripés, sem componentes e composições em cima. Agora, se transformaram em verdadeiras obras de arte, que se utilizam de diversos materiais e um trabalho longo para confeccioná-las.  Reprodução: Flipar
Durante meses, os carros alegóricos são confeccionados por uma grande equipe de profissionais. Eles são pautados em algumas áreas que se completam para que a alegoria saia do papel ou computador e se transforme: design, engenharia, iluminação e decoração.  Reprodução: Flipar
Antes do processo de design, esta a escolha do enredo por parte das escolas. O carnavalesco ao lado de sua equipe, do enredista e da direção da agremiação chega a um consenso quanto ao tema e viés que serão desenvolvidos. Reprodução: Flipar
A partir disso, é elaborada uma sinopse, que é um texto que norteia como o enredo será desenvolvido. Ela é disponibilizada para os compositores que formam parcerias para a disputa das eliminatórias de samba-enredo. Reprodução: Flipar
Além da sinopse, o carnavalesco idealiza o projeto de setorização e organograma do desfile. De que maneira ele irá contar a história em fantasias e alegorias, assim como os tripés, que também fazem parte do espetáculo. Reprodução: Flipar
Com a setorização em mãos, tendo o número de alegorias e o que cada uma delas irá representar, tem a parte do design. Nela, são elaborados os desenhos de cada carro, seja em mãos ou de forma virtual - modelo 3D. Reprodução: Flipar
A alegoria pode ser acoplada, ou seja, dois chassis unidos contando como apenas um. Nos desenhos, o carnavalesco idealiza as esculturas, adereços, fantasias das composições, estrutura, em uma etapa de suma importância para a aparência da obra. Reprodução: Flipar
No Grupo Especial do Rio de Janeiro, as alegorias ficam na Cidade do Samba, que conta com 14 barracões, onde as 12 escolas utilizam toda a estrutura para montarem seus desfiles.  Reprodução: Flipar
Engenheiros, profissionais que mexem com ferragens, entre outros, contribuem para a base da obra. Uma mistura de habilidades técnicas e muita criatividade, que resulta em grandes obras de arte que encantam o Brasil e o mundo. Reprodução: Flipar
Os carros alegóricos são construídos com chassis de veículos de grande porte, como caminhões e ônibus, podendo ter até três eixos de rodagem. Reprodução: Flipar
São necessários materiais resistentes, como aço ou alumínio, e tudo isso precisa ser forte o bastante para aguentar o peso da carroceria, da decoração e das composições. Além da suspensão, com molas e amortecedores para a melhor condução da alegoria.  Reprodução: Flipar
Presente em todos os carros alegóricos, o sistema de direção é responsável por permitir que o motorista controle o rumo. Esse sistema ainda inclui a frenagem, composta por discos, pastilhas e cilindros de freio, que trabalham para garantir que o carro consiga parar tranquilamente. Reprodução: Flipar
Os carros alegóricos dos desfiles de carnaval são geralmente movidos por motores pequenos, de baixa potência, que são usados apenas para mover o veículo durante o desfile. Apesar disso, ainda existem trabalhadores da força para empurrá-los caso haja algum problema técnico e mecânico. Reprodução: Flipar
O lado externo do carro alegórico é justamente onde a maior parte da decoração é aplicada. Ela é geralmente feita de madeira ou material leve, como fibra de vidro, para ser moldada e decorada mais facilmente. Também tem o apoio de profissionais de Parintins, no Amazonas, especialistas no movimento dessas esculturas.  Reprodução: Flipar
Historicamente, a decoração é feita com a utilização de materiais como papel, espuma, tecidos e lâmpadas, entre outros, que são combinados para criar um visual único e impactante. Antes, tem a pintura e forração para receber essa decoração.  Reprodução: Flipar
Um elemento extremamente importante e que terá destaque no carnaval de 2024 é a iluminação. Ela contribuiu para destacar esculturas, destaques e dar ainda mais vida ao carro alegórico. Na Sapucaí, uma nova iluminação será utilizada, com o jogo de luzes.  Reprodução: Flipar
Os carros alegóricos estão cada vez maiores, não cabendo na cidade do samba e sendo montados na concentração do desfile. A elaboração passa por todas as etapas citadas e abarca profissionais de diversas áreas. Recursos técnicos, elétricos, hidráulicos e estéticos fazem a magia que todos veem atravessar a Marquês de Sapucaí e o Anhembi, em São Paulo. Reprodução: Flipar
O Flipar, então, relembra algumas alegorias marcantes do carnaval carioca. A primeira delas é a tradicional águia da Portela, que completou 100 anos em 2023. Em 2015, ela se transformou em redentora, fazendo referência ao Cristo e encantou o público. Reprodução: Flipar
O mesmo Paulo Barros ousou mais uma vez em 2007. Na Unidos do Viradouro, decidiu ao lado do mestre Ciça, colocar a bateria para subir no carro alegórico. Representando peças de Xadrez, os ritmistas junto com a rainha de bateria Juliana Paes subiram e desceram da alegoria ao longo do desfile.   Reprodução: Flipar
Outro artista do carnaval que se destaca é o carnavalesco Renato Lage. Em 1996, trouxe as criações do mundo e do universo na Mocidade e conquistou o título. O abre-alas representou a visão carnavalesca da criação do mundo, com um globo terrestre em construção e uma estrutura vazada e metálica.  Reprodução: Flipar
Rosa Magalhães é uma das maiores carnavalescas da história. A professora, como é conhecida, trouxe em 1994 pela Imperatriz Leopoldinense uma alegoria representando as figuras marinhas do rio Sena. No enredo sobre uma história do Século XVI, em que cerca de cinquenta indígenas brasileiros foram transportados para a França. O intuito era representar seus hábitos e costumes em uma festa para o Rei Henrique II e a Rainha Catarina de Médici. Reprodução: Flipar
No ano seguinte, em 1995, a emblemática águia da Portela surgiu na Marquês de Sapucaí no clima de festas de carnaval. O desfile do carnavalesco José Félix ficou com o vice-campeonato, questionado até hoje pela campeã Imperatriz ter entrado sem uma alegoria e mesmo assim ter ficado com o troféu. Reprodução: Flipar
Paulo Barros, em 2023, trouxe uma escultura de São Jorge, que foi a sensação do carnaval e segue exposta na Cidade do Samba.  Feito de arame e papel espelhado, seus imponentes 14 metros de altura chamavam ainda mais a atenção conforme ele ia sendo iluminado com diferentes cores, ou quando saía fumaça pela boca do dragão. Reprodução: Flipar
Em 2003, Max Lopes trouxe o enredo sobre os dez mandamentos e um abre-alas esplêndido, todo dourado, representando o Antigo Egito e o Império Faraônico. A alegoria impressionava pela beleza, iluminação e tamanho: 87 metros.  Reprodução: Flipar
No primeiro título da Unidos do Viradouro, em 1997, Joãosinho 30 trouxe um enredo sobre o Big Bang e a explosão do universo. O abre-alas todo preto (monocromático) impressionou e representava as trevas, o nada que existia antes da criação do mundo.  Reprodução: Flipar
Em 2007, a Beija-Flor foi campeã ao abordar o legado do povo africano, da África até o Brasil. O abre-alas todo dourado tinha a figura do beija-flor no centro e veio atrás de pessoas representando outros animais africanos, como elefante e girafa.  Reprodução: Flipar
Em 1992, o Acadêmicos do Salgueiro trouxe para a avenida a história do Café, um dos alimentos históricos do Brasil. No abre-alas, um Preto Velho socando o pilão, como está representado no samba. A escultura tinha movimentos, e a escola ficou com o quarto lugar, com o saudoso carnavalesco Mario Borriello.  Reprodução: Flipar
Em seu primeiro título na elite do carnaval, o Acadêmicos do Grande Rio trouxe para a avenida, em 2022, um enredo sobre o orixá Exu. A história da entidade marcou a avenida, assim como o abre-alas, que representa uma grande encruzilhada, todo vermelho, com bandeiras tremulando com as denominações. Reprodução: Flipar
Com Renato Lage, a Mocidade homenageou o maestro Villa-Lobos, porém deixou o título escapar por causa de muitos erros em evolução. Destaque para a alegoria do pierrô, que soltava papéis picados e gerava um lindo efeito na avenida. A gola era feita com copos de café, mostrando a criatividade do carnaval.  Reprodução: Flipar
A Estácio de Sá conquistou seu único título na elite do carnaval carioca em 1992, com uma homenagem ao Modernismo e a Semana de Arte Moderna. O abre-alas era o Teatro Municipal com um letreiro com o nome da escola. Um palco para os artistas mostrarem suas obras.  Reprodução: Flipar
O Acadêmicos do Salgueiro trouxe para 2007 um homenagem às Candaces, todas as orixás femininas e rainhas guerreiras. O abre-alas era impactante com uma enorme escultura de uma feiticeira. Ao lado, esculturas das orixás, assim como a iluminação e a fumaça que davam um toque especial. O carnavalesco era Renato Lage, que ficou quinze anos na agremiação.  Reprodução: Flipar
A Portela conquistou o campeonato em 2017 depois de 33 anos de jejum. O carnavalesco Paulo Barros ousou novamente e trouxe uma alegoria sobre o rompimento da barragem de Mariana. Forma de protesto e alerta, com encenação dramática e uma escultura impactante.  Reprodução: Flipar
Também em 2017, a Mangueira falou sobre a religiosidade e trouxe um abre-alas impactante pela riqueza de detalhes. Na frente, uma estrutura giratória e ao lado imagens de santos católicos. O carnavalesco Leandro Vieira trouxe uma bela alegoria que mostrava a relação do brasileiro com o divino. Reprodução: Flipar
No mesmo desfile, a Estação Primeira trouxe um tripé, que tem sido muito utilizado por ser menor e acrescentar informações ao desfile. De um lado estava Jesus Cristo e do outro Oxalá, para representar o sincretismo religioso. Reprodução: Flipar
Por fim, outra escultura característica em abre-alas é o tigre da Unidos do Porto da Pedra, escola de São Gonçalo. Muitas agremiações costumam utilizar o seu símbolo: águia, tigre, leão, coroa, entre outros, na primeira alegoria.  Reprodução: Flipar

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