De acordo com o Diário de Pernambuco, o fenômeno deve se repetir com mais ainda mais força em 2024.
Com um dos carnavais mais tradicionais e culturalmente ricos do Brasil, Pernambuco costuma experimentar um ‘boom’ econômico no período de folia.
De acordo com o Diário de Pernambuco, o fenômeno deve se repetir com mais ainda mais força em 2024.
A projeção é que, embalado pela programação carnavalesca, o estado registre um crescimento médio de 20% nos dois primeiros meses de 2024.
Com grande fluxo de turistas nessa época do ano, hotelaria, alimentação e vestuário (especialmente por fantasias e adereços para a folia) impulsionam a economia do estado, particularmente na capital Recife e na região metropolitana.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) estima que a ocupação de quartos ultrapasse os 90%.
Em agosto de 2023, o Senado Federal, por meio da Comissão de Educação e Cultura, reconheceu o carnaval pernambucano como manifestação da cultura nacional. A proposta foi apresentada em 9 de fevereiro, Dia Nacional do Frevo.
A capital Recife e a cidade de Olinda, na região metropolitana, são os dois principais cenários do efervescente carnaval pernambucano.
Municípios do interior de Pernambucano também promovem folias tradicionais, com a força da diversidade rítmica e folclórica que marca o estado.
Frevo, maracatu, ciranda, manguebeat e outros ritmos embalam os blocos que tomam conta das cidades pernambucanas.
Em 2024, o carnaval de Recife teve um dia a mais adicionado a seu calendário. O início da folia foi antecipado e será na quinta-feira, dia 8 de fevereiro. A expectativa é superar o número de foliões do ano passado - 2,7 milhões, de acordo com a prefeitura local.
Para este ano, a prefeitura de Recife anunciou que mais de três mil apresentações musicais acontecerão em 49 polos espalhados pela capital pernambucana.
Entre as atrações musicais confirmadas pela prefeitura para os cinco dias de folia no chamado palco do Marco Zero estão Gilberto Gil, Nação Zumbi, Alceu Valença, Elba Ramalho, Thiaguinho, Ludmilla, Olodum, Luísa Sonza e Lia de Itamaracá.
No sábado de carnaval (10 de fevereiro neste ano) desfila em Recife o Galo da Madrugada, considerado pelo livro dos recordes (Guinness Book) o maior bloco de rua do mundo.
Em sua 45ª edição, o Galo da Madrugada de 2024 tem como tema ‘Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”. O ícone a música brega, morto em 2013, nasceu em Recife e será homenageado por ocasião dos 80 anos de seu nascimento.
O frevo tem sempre um espaço nobre no carnaval da cidade. No dia 9, sexta-feira, será celebrado o Dia do Frevo com desfile de agremiações relacionadas ao ritmo, com passistas e orquestras.
Um dos momentos mais emocionantes do carnaval recifense é a Noite dos Tambores Silenciosos, que terá sua 60ª edição em 2024. No Pátio do Terço, na região central, as nações de maracatu celebram a ancestralidade negra.
Olinda, na região metropolitana de Recife, recebe as festas com os tradicionais bonecos gigantes.
O bloco carnavalesco O Homem da Meia-Noite, que desfila na cidade alta, é o mais conhecido de Olinda e conta com um dos bonecos mais antigos da cidade.
Cidades do interior pernambucano também promovem eventos carnavalescos de prestígio. Nazaré da Mata, conhecida como terra do maracatu, promove danças que celebram o gênero.