Diante disso, a empresa fez mudanças imediatas ao conduzir o desembarque dos visitantes de forma manual, seguindo os protocolos de segurança. Não houve qualquer risco para os passageiros, e ninguém ficou ferido durante o incidente.
Uma mulher ficou presa na cabine da roda-gigante Rio Star, na Zona Portuária do Rio, na última terça-feira (9). A Yup Star, empresa responsável pelo brinquedo, explicou que os marcadores do sistema hidráulico apresentaram oscilação de pressão, reduzindo a força do motor.
Diante disso, a empresa fez mudanças imediatas ao conduzir o desembarque dos visitantes de forma manual, seguindo os protocolos de segurança. Não houve qualquer risco para os passageiros, e ninguém ficou ferido durante o incidente.
A Yup Star comunicou nas redes sociais que o fechamento temporário era necessário para a implementação de melhorias no parque. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas os passageiros foram retirados da cabine antes da chegada da corporação.
Além disso, a empresa garantiu que a estrutura passou por uma inspeção completa realizada pelos técnicos responsáveis. Ela também assegurou que os passeios que foram desmarcados devido à interrupção podem ser reagendados sem custo adicional.
Vale destacar que a estrutura branca, com 54 cabines azuis climatizadas, tem a capacidade de levar até 8 pessoas em cada gôndola. A roda-gigante carioca leva o título de a maior da América Latina, com 88 metros, tem a vista para a Região Central do Rio e para municípios da Região Metropolitana.
"Não houve nenhuma intercorrência significativa com passageiros ou usuários do parque e a estrutura operacional da Roda-Gigante permanece intacta e segura, de acordo com nossos rígidos padrões operacionais e conduta de segurança preventiva. A roda-gigante foi devidamente inspecionada pelos técnicos responsáveis e está operando normalmente hoje (10).", disse a Yupi, em nota.
A Rio Star tem o equivalente a um prédio de 25 andares e foi inaugurada em 2019. A volta completa dura em torno de 15 minutos. No ponto mais alto, ela tem 88 metros de altura.
Localizado no Porto Maravilha, o ponto turístico da cidade oferece um ângulo diferente para se admirar a paisagem. A Rio Star fica em 13º lugar entre as 23 rodas-gigantes mais altas do mundo e é considerada a maior da América Latina.
Foi inaugurada em dezembro de 2019 e desde então atrai turistas ao Boulevard Olímpico, região portuária da cidade onde ficam também atrações como o Museu do Amanhã e o AquaRio. Na sequência, confira outras rodas-gigantes que chamam a atenção pelo mundo.
Dubai Eye (Dubai) É a maior roda-gigante do mundo. com 210 metros. Inspirada na London Eye, de Londres, tem quase 50 metros a mais que a segunda colocada. Foi inaugurada em 2021, mas teve que ser fechada no ano seguinte. Foi instalada em um centro de compras e entretenimento com lojas e restaurantes, com vista para a costa do Golfo Pérsico.
Hight Roller (Las Vegas): Possui impressionantes 167 metros. São 28 cabines envidraçadas de alta tecnologia, cada uma proporcionando aos passageiros uma vista da cidade. Os visitantes também têm experiências como degustações de chocolate e até sessões de yoga personalizadas
Seattle Great Wheel (Seatle): Fica sobre a água e possui mais de meio milhão de luzes LED, o que significa que está sempre com aparência colorida. Com 53 metros de altura, tem uma bela vista, com paisagens deslumbrantes do cais e das montanhas circundantes em dias mais abertos. As 42 gôndolas climatizadas podem transportar até oito passageiros.
Tianjin Eye (China): É uma das poucas rodas-gigantes do mundo construída sobre uma ponte, na China. As cabines comportam oito pessoas de cada vez, transportando cerca de 800 passageiros por hora. Com 120 metros de altura, ela é movida a eletricidade e tem 48 cápsulas de passageiros, levando 30 minutos para completar uma rotação.
Big-O (Japão): É a primeira do mundo a não ter centro. Com diâmetro de 60 metros e altura de 80 metros, ela foi considerada a maior roda-gigante sem meio do mundo pelo Guinness World Records em 2006. Algumas de suas gôndolas têm sistemas de karaokê, permitindo aos visitantes cantar durante o passeio.
Pacific Park Wheel (Santa Mônica-EUA): É a primeira roda-gigante movida a energia solar do mundo e está localizada no cais de Santa Mônica, oferecendo vistas incríveis do oceano e da cidade. A roda de 40 metros tem cerca de 160 mil luzes LED coloridas para performances visuais.
London Eye (Londres): É a roda-gigante mais alta da Europa com 135 metros e oferece vistas de tudo, desde o Palácio de Buckingham ao Big Ben à Catedral de St Paul’s, em Londres.
Niagara SkyWheel (Canadá): Possui 60 metros de altura e oferece aos passageiros uma vista das Cataratas do Niágara. Cada gôndola tem aquecimento e ar-condicionado, para que você possa visitá-la o ano todo e tirar fotos exclusivas do famoso marco canadense.
Bohai Eye (China): É a maior roda-gigante sem raios do mundo com 120 metros de altura. Foi inaugurada, em 2018, e oferece cabines com capacidade para 10 passageiros cada. Esta atração única tem um corpo que não gira. As cabines são puxadas ao longo de um trilho, tendo até TV e wi-fi para os visitantes.
Centennial Wheel (Chicago): Aberta ao público em 2016 foi nomeada a “roda do centenário” em homenagem ao 100º aniversário do marco do Lago Michigan, em Chicago. Durante o passeio, ela se eleva a 60 metros acima do Navy Pier, oferece gôndolas com temperatura climatizada e foi construída para suportar as fortes rajadas que cidade costuma enfrentar.
The Wonder Wheel (Nova York): Essa roda-gigante foi inventada por Charles Hermann, construída de 1918 a 1920 e inaugurada no Memorial Day em 1920. É uma das atrações mais antigas e apreciadas em Coney Island e foi nomeada um marco oficial da cidade de Nova York em 1989.
Wiener Riesenrad (Viena, Áustria): É a roda-gigante mais antiga do mundo ainda em operação. Foi originalmente construída em 1897 para homenagear o 50º Jubileu do Imperador Franz Josef I.
Cosmo Clock 21 (Yokohama, Japão): Funciona como uma roda-gigante e também como o maior relógio do mundo. Fica no parque de diversões Cosmo World, em Yokohama, no Japão, com 112 metros de altura, 100 metros de diâmetro e 60 gôndolas que levam 8 passageiros por vez e capacidade total de quase 500 pessoas.
The Singapore Flyer (Singapura): Ela se destaca como a roda-gigante mais alta da Ásia e uma das mais altas do mundo. Um assento no Flyer oferece uma vista incrível de pontos de referência como o Rio Singapura, o Parque Merlion, o Mar da China Meridional e até mesmo de parte da Malásia
The Wheel (Orlando,Estados Unidos): Fica no Icon Park e possui 122 metros de altura, equivalente a um prédio de 40 andares. Trata-se da segunda maior roda-gigante de observação panorâmica dos Estados Unidos. Cada volta leva aproximadamente 23 minutos com direito a uma vista da região de Orlando.
FG Big Wheel (Brasil): A maior roda-gigante estaiada da América Latina. Instalada em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi inaugurada em dezembro de 2020. Tem 65 metros de diâmetro e seu ponto mais alto está a 82 metros de altura, o que faz dela a segunda maior do Brasil, perdendo apenas para a RioStar