Como o TikTok pretende virar uma dor de cabeça para a Amazon nos EUA
Por Flipar | 19/09/2023
A plataforma tem aumentado sua presença no comércio eletrônico e pretende se estabelecer também com vendas de produtos.
Alexander Shatov/Unsplash
Assim como a tradicional gigante de vendas on-lines, o TikTok também está oferecendo outros serviços, com uma logística similar a varejistas.
Divulgação
A Amazon tem uma ampla participação no comércio eletrônico nos Estados Unidos.
Divulgação Amazon
A plataforma, inclusive, lançou um serviço de streaming. O TikTok Music está disponível apenas no Brasil e na Indonésia.
Solen Feyissa/Unsplash
O TikTok Shop foi oficializado nos Estados Unidos em setembro.
Divulgação/Pixabay
Antes, para adquirir um produto, o consumidor precisava deixar o TikTok para visitar um site externo.
Divulgação
Agora, essa lógica mudou, o que tem facilitado as vendas com fornecedores tercerizados em território americano.
Reprodução/TikTok
O plano do TikTok Shop é funcionar como um marketplace, com vendas de terceiros a partir de vídeos curtos que viralizam na plataforma.
Reprodução/ByteDance
A ByteDance, dona do TikTok, fica com uma fatia da transação.
Reprodução/ByteDance
Considerada a startup mais valiosa do mundo, a ByteDance, sediada em Pequim, quer ampliar suas receitas. A empresa está avaliada em U$$ 300 bilhões.
Reprodução/ByteDance
A inspiração da startup é o Douyin, app irmão do TikTok que vendeu mais de 10 bilhões de produtos em um ano, segundo o "Financial Times".
Reprodução/Douyin
A ByteDance, inclusive, contratou funcionários da varejista chinesa Shein para acelerar a transformação da plataforma neste setor.
Reprodução/Shein
Hoje, a maior receita do TikTok continua na publicidade, mas o plano é se transformar numa plataforma de comércio eletrônico.
Divulgação/ByteDance
O TikTok pretende aproveitar o seu algoritmo, reconhecido por combinar preferências do usuário, para ter êxito na nova operação.
Reprodução/TikTok
A alternativa é aproveitar o tempo que o usuário também gasta na plataforma, o que tem crescido, inclusive, nos EUA.
Solen Feyissa/Unsplash
O TikTok que competir também com a Amazon Music, o streaming de música, tanto no mercado americano como em outras partes do mundo.
Reprodução/Amazon
A empresa terá um desafio em território americano por conta dos controles rígidos sobre empresas chinesas. O TikTok informou que soma mais de 150 milhões de usuários nos EUA.
Wikimedia Commons/Noah Wulf
Em 2020, o ex-presidente Donald Trump assinou um decreto que proibia novos downloads do TikTok, mas a decisão foi bloqueada na Justiça.
Reprodução/Instagram
Os funcionários federais dos EUA estão proibidos de usar a plataforma em dispositivos emitidos pelo governo.
Chris Robert/Unsplash
Em maio, Montana se tornou o primeiro estado americano a bloquear os downloads do TikTok. A regra entra em vigor em 1º de janeiro de 2024.