Para não explodir de novo: Foguete de Elon Musk precisa de 63 reparos

Essas correções incluem, por exemplo, incluem redesenhos de hardware do veículo para evitar vazamentos e incêndios.

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Outra providência necessária é aumentar a robustez da plataforma de lançamento.

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As medidas foram traçadas pela Agência Federal de Aviação dos EUA, a FAA, após meses de estudos no Starship

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O objetivo é evitar o que aconteceu em abril deste ano (2023), quando a SpaceX fez explodir o foguete sem tripulação quatro minutos depois da decolagem.

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A decolagem foi da base da empresa em Boca Chica, no Texas.

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A nave apresentou diversas falhas nos motores e seu propulsor de primeiro estágio não se separou da cápsula espacial

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O foguete se desintegrou em uma bola de fogo que caiu sobre o Golfo do México,

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Uma nuvem de poeira invadiu um pequeno povoado a quilômetros de distância.

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Apesar do aparente fiasco, o dono da Space X, o bilionário Elon Musk, parabenizou a equipe.

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Ele assistiu ao lançamento do foguete, para o teste, na sala de comando, ao lado dos profissonais da Space X .

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Ele disse que o lançamento foi "emocionante" e que o mais importante era ter a experiência para, então, aprimorar o sistema.

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Com 120 metros de altura, o Starship produz uma força de empuxo de 74,3 meganewtons.

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Isso representa mais do que o dobro do empuxo dos foguetes Saturno V utilizados para enviar os astronautas da missão Apollo à Lua.

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A ideia de Musk é que uma nave espacial possa levar tripulação e carga para Marte

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A Nasa contratou uma versão da Starship para que funcione como módulo de alunissagem (quando uma nave pousa na Lua).

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A ideia é que essa nave integre o programa Artemis, destinado a levar astronautas de volta à Lua em meados desta década.

JB por Pixabay

A Starship é considerada a nave espacial mais poderosa da história, capaz de levar 100 toneladas em carga para a órbita terrestre.

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