“Oppenheimer”: compare os personagens com as figuras reais

O filme promete ir fundo no passado do cientista, bem como mostrar sua perspectiva a respeito das armas de extermínio em massa após o término da Segunda Guerra Mundial.

Divulgação / Oppenheimer

Ao trazer figuras que fizeram parte da história no início do século 20, alguns atores precisaram ficar parecidos as pessoas da vida real. Compare!

Divulgação / Oppenheimer

J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy): O “pai da bomba atômica” é interpretado pelo irlandês Cillian Murphy (de “Batman Begins”).

montagem / wikimedia commons / reprodução oppenheimer

O ator precisou emagrecer para ficar mais próximo do perfil do físico. Ele adotou uma dieta rigorosa para chegar a 52 kg e chegou a comer apenas uma amêndoa por dia para se preparar para o papel.

divulgação / oppenheimer

Na vida real, Robert Oppenheimer estudou física em algumas das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos e da Europa, incluindo Harvard e Cambridge.

domínio público

Katherine Oppenheimer (Emily Blunt): Já a esposa de Robert é interpretada pela atriz Emily Blunt (de “Um Lugar Silencioso” e “O Diabo Veste Prada”).

montagem / wikimedia commons / reprodução oppenheimer

A real Katherine Oppenheimer foi uma bióloga alemã que acabou se casando com Robert. Eles se conheceram enquanto ele lecionava na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Eles tiveram dois filhos.

reprodução / oppenheimer

Lewis Strauss (Robert Downey Jr.): Interpretado por Robert Downey Jr. (o Tony Stark dos filmes da Marvel), Lewis Strauss foi um empresário e figura política dos EUA conhecido por seu envolvimento nas áreas de energia nuclear e política externa.

montagem / wikimedia commons / reprodução oppenheimer

Strauss também foi um influente conselheiro e confidente do ex-presidente americano Eisenhower, tendo desempenhado um papel significativo em questões relacionadas à Guerra Fria e à política internacional dos EUA.

domínio público

Pelo que se conhece da história, seu relacionamento com Oppenheimer promete ser um dos mais importantes do filme.

reprodução / oppenheimer

Jean Tatlock (Florence Pugh): Jean Tatlock foi uma psiquiatra que viveu um romance conturbado com Robert Oppenheimer. No filme, é interpretada pela atriz Florence Pugh (de “Viúva Negra” e “Adoráveis Mulheres”).

reprodução twitter @fasdecinemabr

Albert Einstein (Tom Conti): Um dos físicos mais importantes da história da humanidade está no filme e é interpretado pelo ator Tom Conti (de “Paddington 2”) em uma das caracterizações mais marcantes do longa.

montagem / wikimedia commons / reprodução oppenheimer

Considerado uma das maiores mentes do século, Einstein apresentou, em 1905, a Teoria da Relatividade, que transformou para sempre a compreensão do espaço, tempo e gravidade.

domínio público

Tenente-General Leslie Groves (Matt Damon): Leslie Richard Groves Jr. foi um militar e engenheiro norte-americano que serviu como major-general do Exército dos Estados Unidos. No filme, é interpretado pelo astro Matt Damon (de “Perdido em Marte).

montagem / wikimedia commons / reprodução oppenheimer

Groves foi responsável pela supervisão do Projeto Manhattan, coordenando os esforços de vários cientistas, engenheiros e trabalhadores envolvidos, além de também ter liderado a construção do Pentágono.

domínio público

Com o orçamento estimado de US$ 100 milhões, Oppenheimer é dirigido e escrito por Christopher Nolan (de “Cavaleiro das Trevas”, “A Origem” e “Interestelar”).

HellaCinema/Wikimedia Commons

Com elenco de peso, além dos já citados, o filme ainda conta com os atores Kenneth Branagh, Gary Oldman (foto), Rami Malek, Jason Clarke e Casey Affleck.

Wikimedia Commons Sam

O roteiro do longa é baseado no livro "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer" (“Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometheu americano”), de Kai Bird e Martin Sherwin, publicado em 2006 e vencedor do Prêmio Pulitzer.

divulgação

Um dos grandes atrativos do filme, segundo Christopher Nolan, é o fato não ter nada em CGI (imagens geradas por computador). O diretor é fanático por efeitos práticos, ou seja, com o mínimo de uso de tecnologia digital.

Divulgação / Oppenheimer

Antes de ser lançado, filme gerou polêmica ao receber classificação 18 anos no Brasil por conta de uma longa cena de nudez envolvendo os atores Cillian Murphy e Florence Pugh.

reprodução / oppenheimer

Veja mais Top Stories