Ajuda na dieta e faz bem: Saiba preparar um chá perfeito!

O chá tem origem na China (mais de 2 mil anos antes de Cristo), mas também se popularizou em outros países que tornaram-se produtores em escala mundial: Bangladesh, Índia, Nepal, Vietnã, Uganda e Quênia, entre outros.

pexels -pixabay

Dentre os consumidores mais vorazes, a Inglaterra é uma referência. E para os britânicos, o chá perfeito deve ser preparado com folhas inteiras, não em saquinhos, pois, na produção, as folhas menores, de pior qualidade, é que são processadas.

gerdinek pixabay

Para fazer um chá nota 10, além das folhas naturais, há outros "segredos", que o Flipar revela. Para começar, use água fresca (nunca requentada) e filtrada.

anna sulencka pixabay

A chaleira com a água deve ser levada ao FOGO MÉDIO ATÉ FERVER. A água fervente deve ser jogada sobre as ervas num bule PREVIAMENTE ESCALDADO para INFUSÃO (tampa bem colocada) durante NO MÁXIMO 5 MINUTOS. Geralmente, usam-se 10 a 13 gramas de chá para 1 litro de água.

lucas wendt pixabay

Se fizer chá de alguma raiz, como gengibre, ela deve estar na água durante a fervura, para que as propriedades sejam extraídas. Tome o chá logo após o preparo ou EM ATÉ 10 horas. Depois, as propriedades se perdem e o efeito desejado não é alcançado.

Divulgação/Receita de Vó

Cascas de frutas também podem ser aproveitadas para o preparo de chás deliciosos. As cascas são fervidas e depois devem descansar por alguns minutos na chaleira tampada. Em seguida, basta coar e servir. Maracujá, maçã, abacaxi, limão e laranja estão entre as frutas mais indicadas.

jill wellington pixabay

Os chás têm propriedades que podem ajudar a prevenir doenças, auxiliar na memória, dar disposição e reduzir a ansiedade. A maioria tem efeitos antioxidantes que retardam o envelhecimento. Muitos também ajudam a evitar inflamações. E, juntando o útil ao agradável, chás podem ter aroma e sabor agradáveis.

Tuasaude.com

Procure transformar o consumo do chá num momento tranquilo, um ritual que traga tranquilidade, além dos benefícios nutritivos e funcionais das ervas, frutas ou raízes.

StockSnap - pixabay

Veja agora alguns chás indicados para equilibrar o organismo e melhorar a saúde no dia a dia.

congerdesign pixabay

Ajudam na digestão e aliviam enjoos e azias: Camomila, Erva-Cidreira, Funcho, Espinheira-Santa (foto), Mate, Hortelã, Erva-Doce, Boldo, Gengibre, Earl Grey, Carqueja, Avenca, Manjerona.

Tuasaude.com

Diuréticos (evitam cistites): Hibisco, Erva-Doce, Boldo, Alecrim, Gengibre, Carqueja, Cavalinha (foto), Girassol, Quebra-Pedra, Pata-de-Vaca.

Tuasaude.com

Energéticos: Mate, Preto (foto), Branco, Earl Grey, Verde.

congerdesign pixabay

Reduzem açúcar no sangue : Verde, Alecrim, Canela, Gengibre, Carqueja (foto), Pata-de-Vaca, Quebra-Pedra, Girassol.

Tuasaude.com

Reforçam a memória: Verde (foto), Alecrim, Sálvia.

Divulgação/Drogaria Minas Brasil

Alguns chás ainda têm a vantagem do aroma agradável, que se espalha pela casa. Entre eles, Hibisco (foto), Hortelã, Alecrim e Earl Grey (Bergamota).

Tuasaude.com

O consumo de chás deve ser moderado para que o efeito não seja o contrário do desejado. Sempre é bom consultar o médico sobre chás indicados para cada pessoa, conforme o nível de colesterol, glicose e outros índices.

Tuasaude.com

Veja mais Top Stories