Receita Federal libera consulta de segundo lote do Imposto de Renda

Neste segundo lote, mais de 5 milhões de contribuintes devem receber ao todo cerca de 7,5 bilhões de reais.

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Em 2023, a restituição do IRPF é realizada em cinco etapas. O primeiro lote foi liberado no dia 31 de maio.

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No pagamento do primeiro lote, houve um recorde de pagamentos: 4.129.925 pessoas foram contempladas.

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O processo de 2023 do Imposto de Renda durou 77 dias e chegou ao fim com a previsão de 39,5 milhões de declarações submetidas à Receita Federal.

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Além das restituições referentes ao ano atual, também são incluídas devoluções pendentes de anos anteriores.

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A restituição será depositada na conta bancária indicada pelo contribuinte durante a declaração.

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Se, por alguma razão, o pagamento não for depositado na conta (em caso de conta bancária desativada, por exemplo), os valores ficarão disponíveis por até um ano para resgate no Banco do Brasil.

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Para consultar o status do pagamento, a pessoa deve entrar no site da Receita Federal (copie e cole este link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), selecionar a opção "Meu Imposto de Renda" e, posteriormente, escolher "Consultar a Restituição".

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Se o contribuinte não realizar o resgate da sua restituição dentro de um ano, é necessário solicitar o valor através do Portal e-CAC, disponível nesse mesmo site da Receita Federal.

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Para isso, basta acessar o menu “serviços” dentro de “Meu Imposto de Renda” e ir em “mais serviços”. Depois disso, clique na opção “Obter restituição não resgatada no banco”.

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Além disso, é possível utilizar o aplicativo da Receita disponível em tablets e smartphones para obter informações sobre a liberação das restituições e verificar a situação do CPF.

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O prazo final para o envio das declarações encerrou-se no último dia 31 de maio.

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Aqueles que enviaram suas declarações após essa data estarão sujeitos ao pagamento de uma multa, cujo valor varia de R$ 165,74 a 20% do montante devido.

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Por isso, é fundamental ficar atento aos prazos para evitar possíveis penalidades.

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Caso ocorra algum contratempo e o pagamento não seja efetuado, é possível fazer o reagendamento de forma fácil e rápida por meio do Portal BB (copie e cole este link: https://www.bb.com.br/irpf).

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Também é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento BB pelos seguintes números de telefone: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

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O 1º lote contemplou as seguintes categorias: idosos, pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que optaram pela tabela pré-preenchida e/ou escolheram receber por PIX.

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