Idoso de 82 anos é encontrado após ficar 7 dias sozinho na mata
Por Flipar | 20/06/2023
José Arteiro Ribeiro mora em Ceilândia, no Distrito Federal, e estava desaparecido há uma semana.
reprodução tv globo
Ele foi encontrado em uma propriedade rural no interior de Goiás após ter se separado de seus amigos durante um passeio.
reprodução tv globo
De acordo com a família, a experiência prévia de José em ambientes naturais foi crucial para sua sobrevivência.
reprodução tv globo
O próprio idoso relatou que precisou comer insetos e beber a própria urina enquanto esteve perdido.
wikimedia commons QueerEcofeminist
Para evitar possíveis ataques de animais, o idoso improvisou fogueiras utilizando um único objeto que possuía: um isqueiro.
günter por Pixabay
Após uma busca de cinco dias realizada pelos bombeiros de Goiás e do Distrito Federal, as operações haviam sido encerradas na quinta-feira (15/06).
reprodução tv globo
A família não se rendeu e manteve a busca pelo idoso, com dois netos e o filho mais jovem de José continuando os esforços.
reprodução tv globo
Durante os sete dias em que esteve desaparecido, ele sofreu apenas ferimentos leves no braço e na perna.
reprodução tv globo
Nascido no Ceará, José é pai de dez filhos e avô de 15 netos. Ele veio para Brasília há mais de 60 anos para contribuir na construção da capital. A seguir, relembre outros casos parecidos!
reprodução tv globo
Em março de 2023, um homem de 30 anos sobreviveu 31 dias na Amazônia boliviana se alimentando apenas de minhocas, uma fruta parecida com o mamão chamada gargatea e água da chuva.
wikimedia commons Jay
Ele perdeu 17 kg e ficou com desidratação severa. Ele tinha ido caçar com uns amigos, mas acabou se perdendo.
wikimedia commons kevincure
O homem não carregava lanterna ou cantil. Para beber água da chuva, precisou usar os próprios sapatos.
Tomáš Malík pexels
Em 2020, um homem de 59 anos sobreviveu depois de ficar quatro dias em uma área de mata no estado de Minnesota, nos Estados Unidos.
weston m Unsplash
Segundo relatos, Jonathan Ceplecha estava cortando árvores em uma mata que fica nos arredores da casa dele, quando ficou com as pernas presas embaixo de um tronco.
reprodução youtube
Para piorar, o homem morava sozinho e estava sem seu telefone celular. Ele relatou que precisou comer insetos, folhas e beber o próprio suor para sobreviver.
Mathias Förster por Pixabay
Jonathan foi encontrado pela ex-mulher que foi à casa dele a pedido da família. Eles notaram que ele não estava atendendo as ligações.
reprodução youtube
O homem recebeu atendimento médico e precisou passar por uma cirurgia nas pernas.
Marcelo Leal Unsplash
Ele contou que, enquanto esteve preso, meditou, orou e manteve diálogos imaginários com os três filhos.
Tony L Unsplash
Outro caso aconteceu em 2014, quando o engenheiro civil Gileno Vieira da Rocha, de 65 anos, passou 12 dias perdido na floresta amazônica comendo abelhas e moscas.
wikimedia commons Ana_Cotta
Ele foi encontrado por um morador local na região de selva do município de Vila de Sucundurí, a 453 km de Manaus, próximo do estado do Pará .
wikimedia commons Roberto de vasconcelos
Segundo a polícia, o engenheiro trabalhava na construção de um ginásio esportivo no local quando se envolveu em uma discussão com moradores. Com medo, ele saiu do hotel que ficava na estrada TransAmazônica, mas acabou se perdendo.
wikimedia commons Carlamoura.amb
Ele foi encontrado inconsciente e com feridas infectadas por parasitas. A polícia explicou que Gileno conseguiu sobreviver porque tinha “algum conhecimento da floresta” por ser da região.