Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre o assunto, para que você fique ainda mais por dentro do tema durante esse período de festas juninas:
Divulgação
Difícil pensar em uma festa junina e não lembrar de uma quadrilha, certo? Esta dança surgiu como uma maneira de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita.
Divulgação
Outro ponto marcante das festas juninas são as vestimentas. As roupas típicas desse período estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de algumas décadas atrás.
Freepik
A música também é outro ponto fundamental em uma festa junina. Os instrumentos musicais mais utilizados nestes eventos são: violão, viola, triângulo, sanfona, cavaquinho e o pandeiro.
Freepik
Apesar das festas juninas terem uma vasta quantidade de canções, as de Luiz Gonzaga são as mais tocadas nesse período, como os clássicos "Asa Branca" e "São João na Roça".
@luizgonzagarei
Você sabe o motivo das bandeirinhas apareceram no evento? É que as imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e, com o tempo, se tornaram objetos menores e parte da decoração.
Pixabay
A fogueira é outro símbolo da festa junina. No caso, ela é uma tradição de origem pagã, que tinha como função comemorar o solstício de verão no hemisfério norte.
Pixabay
Um ponto marcante da festa é o casamento. O famoso matrimônio caipira surgiu como maneira de chacota aos casamentos clássicos, pois foge dos “padrões tradicionais”.
Pixabay
Não sei se você já percebeu, mas o milho é a base de muitas comidas da Festa Junina. E existe uma razão para isso: junho é o mês que ocorre a colheita desse alimento.
Pixabay
Você sabe qual é a maior festa junina do Brasil? Pois bem, a resposta é a de Campina Grande, na Paraíba. O lugar é tão especial que mais de um milhão de pessoas costumam curtir na região.
Divulgação
Outro ponto interessante da festa junina é que ela é a segunda festa popular brasileira mais importante do país, ficando atrás apenas do Carnaval.
- Gabriel Monteiro/Riotur
Já ficou nítido que as festas juninas tomam conta do país durante o mês de junho, mas não há dúvida que a Região Nordeste é onde existem as festas e celebrações mais marcantes do Brasil.
Raffner wikimedia commons
E você sabia que a festa junina já teve outro nome? Pois é, há muitos anos, em Portugal, ela era chamada de "Festa Joanina", já que era uma homenagem a São João Batista.