Reggae: A força do ritmo que vai muito além da música

Começando pelo jamaicano Bob Marley, lenda maior do Reggae no planeta, o FLIPAR lembra de músicos e bandas que adotaram esse contagiante estilo musical.

OpenClipart Vectors pixabay

Bob Marley - Cantor, compositor e multiinstrumentista (guitarra, violão e percussão), popularizou o reggae no mundo durante seu período de atividade: 1962 a 1980. Sua casa na Jamaica virou museu.

Reprodução YouTube albertucho90fc

Com um talento incomum, Bob Marley é reverenciado até hoje em muitos países. Ele vendeu mais de 75 milhões de discos. Álbuns que se tornaram clássicos do gênero.

reprodução

Marley uniu a música à filosofia rastafári e ao conceito de justiça social e, 3 anos antes de morrer, recebeu a Medalha de Paz do Terceiro Mundo", das Nações Unidas. Também ganhou a mais alta condecoração jamaicana: a Ordem ao Mérito.

reprodução YouTube Bob1945Marley

Peter Tosh - Jamaicano, pioneiro do reggae/ska, foi militante em defesa dos direitos humanos e da legalização da maconha. Recebeu Grammy por Melhor Álbum de Reggae em 1988. Foi morto por um assaltante em 1987, aos 42 anos.

reprodução instagram

Bunny Wailer - Jamaicano, formou com Bob Marley e Peter Tosh a banda The Wailers. Ganhou 3 Grammys de Melhor Álbum de Reggae. Morreu em 2021, aos 73 anos.

reprodução

Esses três músicos - Marley, Tosh e Wailer - eram rastafári - adeptos do movimento religioso surgido na Jamaica nos anos 1930 entre negros descendentes de africanos escravizados.

Getu Degefu Adugna pixabay

Os rastafári consideravam Haile Selassie I, o último imperador da Etiópia, como a reencarnação de Jesus Cristo. Ras vem do título de Haise antes da coroação (duque) e Tafari Makonnen era o nome verdadeiro dele.

Domínio público

Toots & The Maytals - Um dos mais conhecidos grupos de reggae, formado na Jamaica nos anos 1960. O vocalista Toots Hibbert foi considerado um dos 100 maiores cantores de reggae da história pela revista Rolling Stone. Morreu em 2020, aos 77 anos.

reprodução

Black Uhuru - Banda jamaicana criada em 1977 e ainda em atividade. Venceu o Grammy em 1985, no primeiro ano em que o gênero Reggae foi introduzido na premiação.

Divulgação Instagram BLACK UHURU Official

UB40 - Banda britânica que mistura Reggae e Pop, criada em 1978 na cidade de Birmingham e ainda em atividade. Popularizou o ritmo jamaicano entre ingleses brancos da classe operária, agregando um caráter social à performance musical.

Divulgação Instagram ub40official

Inner Circle - Banda jamaicana fundada em 1968 e ainda em atividade. Teve um período de interrupção por causa da morte do vocalista Jacob Miller, em 1980. Mas foi reestruturada. Hoje, o vocalista é Kris Bentley.

Divulgação

The Abyssinians - Banda jamaicana formada em 1968. Tem esse nome numa referência à Etiópia, cujo nome original era Abissínia. Lançou em 1971 um dos hinos rastafári, cantado em igrejas no país: "Satta Massagana".

Divulgação

Gregory Isaacs - Cantor, compositor e produtor musical jamaicano, um dos mais prolíficos, com mais de 500 álbuns, entre originais e compilações. Gregory morreu em 2010, aos 59 anos. Sua esposa manteve uma fundação com seu nome para caridade.

Reprodução

Natiruts - Banda criada em Brasília, em 1996, defende o reggae de raiz, mas incorporou ao som influências de MPB e pop.

Divulgação

Laurel Aitken - Nascido em Cuba, filho de jamaicano, foi um músico influente de Reggae, que combinava com os gêneros Calipso e Mento. Foi um grande nome do Skinhead Reggae, gênero da classe operária inglesa nos anos 1960.

Divulgação

The Skatalites - Banda jamaicana que junta a palavra Satellites com Ska. É considerada a criadora do Ska, gênero de Reggae que mistura elementos caribenhos (calipso e mento) e americanos (jazz, jump blues e R&B).

Divulgação

Steel Pulse - Banda britânica fundada em 1975 e ainda em atividade. Venceu Grammy de Melhor Banda de Reggae em 1986. Sua canção 'Born Fe Rebel' foi trilha do videogame 'Tony Hawk's Underground 2"

- Reprodução Youtube Black and White Oppressors OFFICIAL VIDEO

Derrick Morgan - Músico jamaicano popular nos anos 1960 e 1970, trabalhou com Bob Marley e Jimmy Cliff. Aposentou-se em 2010 e depois participou de coletâneas e eventos. Está com 82 anos.

Reprodução YouTube

Alborosie - Músico italiano, nascido em 4/7/1977, cantor e multiinstrumentista (guitarra, baixo, bateria e piano). Foi para a Jamaica em 2001 atraído pelo rastafári. Também é engenheiro de som e produtor.

Divulgação Site Oficial

Soldiers of Jah Army - Banda criada em 1997 nos EUA, tem o cantor Jacob Hemphill nos vocais.

Divulgação

Israel Vibration - Banda jamaicana formada nos anos 1970. Era um trio, mas Albert Craig partiu para carreira solo. Cecil Spence e Lascelle Bulgin ficaram. Com 40 anos de carreira, eles assinam vários clássicos do Reggae.

Reprodução Youtube

Cultura Profética - Banda formada em Porto Rico, em 1996, teve mudanças no grupo, mas Willy Rodriguez, Eliut González e Omar Silva estão desde o começo. Em espanhol, juntam bossa nova, tango, jazz e salsa ao reggae.

reprodução instagram

Desmond Dekker - Cantor e compositor jamaicano, foi um dos primeiros a ser considerado uma lenda do Reggae. Seus maiores sucessos foram "Israelites" e "007 Shanty Town". Foi um dos pioneiros do skinhead reggae. Morreu aos 64 anos de ataque cardíaco na Inglaterra.

Sean Mason wikimedia commons

The Aces - Banda jamaicana atuante entre 1965 e 1982. Ficou mais conhecida pelo trabalho com Desmond Dekker. Seu maior sucesso é "Working on it Night And Day" (1973).

Reprodução

Nabby Clifford - É conhecido como Embaixador do Reggae no Brasil. Nascido em Gana, veio para o Brasil em 1983 e tornou-se um dos principais nomes na divulgação do gênero.

Divulgação

Paralamas do Sucesso - Formada em Seropédica (RJ) em 1982, a banda brasileira de rock desenvolve também o reggae do gênero Ska, com instrumentos de sopro e ritmos latinos. É formada por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.

Reprodução/@paralamasdosucesso

Tribo de Jah - Banda fundada em São Luís (MA) em 1986 por Fauzi Beydoun, que tinha um programa de reggae numa rádio e fez com que a capital maranhense se tornasse a "Jamaica brasileira".

Divulgação Instagram

Jimmy Cliff - Fechamos a galeria com o grande músico jamaicano de fama mundial, cuja carreira começou em 1962. Ele ainda está em atividade, aos 77 anos, e, além de cantor e compositor, também toca guitarra, piano, teclado e conga.

Divulgação Site Oficial

Vale destacar que, por não ser rastafári, sentiu-se discriminado na Jamaica e mudou-se para a Inglaterra. Cliff é muçulmano e, ao adotar o Islamismo, trocou seu nome original (James Chambers) para El Hadj Bachir Naim.

reprodução instagram

Veja mais Top Stories