Influenciador morre em transmissão ao vivo de ‘Tik Tok’

O influenciador de 34 anos participava de um desafio na versão chinesa da plataforma TikTok, onde indivíduos eram incentivados a beber grandes quantidades de bebidas alcoólicas em um curto período de tempo.

reprodução Douyin

O vídeo logo tomou conta da internet, mas depois de uma série de denúncias, acabou sendo removido pela plataforma.

reprodução Douyin

O desafio conhecido como "PK" se espalhou pela plataforma Douyin – a versão chinesa do TikTok – e vários streamers chineses, incluindo Sanqiange, aderiram a essa prática.

reprodução Douyin

No momento da transmissão, o streamer competia com outros dois influenciadores e a consequência por perder era beber uma bebida conhecida como “Baijiu”, também chamada de "vodka chinesa".

wikimedia commons Badagnani

Chama a atenção o fato de que essa bebida possui um teor alcoólico significativamente elevado em comparação com outras bebidas similares, variando de 30% a 60%.

wikimedia commons Shwangtianyuan

De acordo com amigos e familiares, o influenciador consumiu pelo menos quatro garrafas de Baijiu!

reprodução Douyin

Desacordado, Sanqiange foi encontrado por um amigo algumas horas depois do término da transmissão ao vivo. O caso aconteceu dia 16 de maio.

reprodução Douyin

O streamer até recebeu socorro, mas, de acordo com informações da família, já estava sem vida.

wikimedia commons JamesYoung8167

O trecho da transmissão em que o influenciador consome a bebida se tornou viral na plataforma e muitas pessoas chegaram a compartilhar o vídeo após tomarem conhecimento do falecimento do rapaz.

reprodução Douyin

O Douyin ressaltou que é proibido gravar vídeos consumindo bebidas alcoólicas durante transmissões ao vivo, podendo resultar na exclusão do usuário da plataforma.

wikimedia commons Solen Feyissa

Essa não foi a primeira vez que o streamer chinês fez isso. Ele já havia sido banido do Douyin anteriormente por gravar vídeos em que aparecia consumindo bebida alcoólica.

reprodução Douyin

O Douyin foi lançado em 2016 e domina o mercado de aplicativos de vídeos curtos na China. Só no fim de 2022, já eram 730 milhões de usuários cadastrados.

divulgação

Douyin e TikTok são essencialmente o mesmo aplicativo. O logotipo de ambas as ferramentas é o mesmo e elas até mesmo compartilham a mesma empresa-controladora, a ByteDance.

cottonbro studio pexels

O Douyin permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos, geralmente com duração de 15 segundos, com recursos de edição, filtros e música de fundo.

Solen Feyissa Unsplash

A plataforma é amplamente utilizada para criar conteúdo criativo, danças, desafios virais e entretenimento em geral.

Alexander Shatov Unsplash

O Douyin, ao contrário do TikTok, é exclusivo da China. Já o TikTok foi lançado em 2017.

Solen Feyissa Unsplash

Ainda que gêmeos, há algumas diferenças essenciais entre os dois aplicativos. Uma delas é que, desde seu início, o Douyin se consolidou como uma plataforma de transmissões ao vivo. O TikTok só popularizou a função durante a pandemia de Covid-19.

Kadyn Pierce Unsplash

Outra diferença é que no Douyin as doações em dinheiro para produtores de conteúdo são muito mais frequentes do que no TikTok.

Caspar Camille Rubin Unsplash

No Douyin, são encontrados mais conteúdos sobre estilo de vida, dicas de negócios e até vídeos de autoridades locais chinesas. Por conta disso, a média de idade dos usuários é um pouco mais alta em comparação com o TikTok.

Solen Feyissa Unsplash

Veja mais Top Stories